[ editar artigo]

Vamos falar sobre Educação do Futuro?

Vamos falar sobre Educação do Futuro?

Quando pensamos em educação, a primeira imagem que nos vem à mente são “escolas”. Esse termo é de origem grega e traz o significado de “discussão ou conferência”, ou seja, uma conversa educativa entre pessoas. A palavra “educação”, na mesma linha, vem do latim, com o significado literal de “guiar para fora” - para o mundo exterior, para fora de si mesmo, ou seja, “guiar”, “conduzir”, “instruir”.

Pensar em educação, há muito tempo, remete à existência de um “educador” que se pressupõe estar preparado para guiar, conduzir, ensinar, a partir de seu próprio conhecimento, outros seres “ainda sem formação”. A escola seria a instituição preparada este fim: formar seres ainda “não formados”, formatar!

A reflexão que propomos, nesta comunidade, é pensar em educação como a possibilidade de permitir e acolher o florescimento do que já existe em cada ser. Resgatar a própria origem do termo vindo do latim que é “guiar para fora”. O movimento é de dentro (do ser) para fora (para o mundo), não um movimento diretivo do educador, formatando comportamentos e estruturas mentais.

Imaginamos que esta seja a linha das escolas do futuro, onde o “encontro” será mais importante do que o aprendizado cognitivo. Esperamos que profissionais da área de educação e todas as pessoas interessadas neste tema, participem desta comunidade e, por meio de uma criação colaborativa e única, façamos surgir a “educação do futuro”.

Venha refletir conosco! Participe!

https://educacaoefuturo.com.br

Amo Curitiba
Educação do Futuro
Educação do Futuro Seguir

Educação é de todos e para todos. Esta comunidade tem o objetivo de abrir a reflexão deste tema para todas as pessoas que, direta ou indiretamente, estão ligadas à educação. A educação do futuro pode surgir dessa reflexão conjunta e livre!

Ler matéria completa
Indicados para você