[ editar artigo]

Um ano cheio de solidariedade

Um ano cheio de solidariedade

Contribuir com a educação remota em tempos de pandemia, ajudar famílias a terem lares mais dignos, um olhar carinhoso aos pets, cartas e afetos. 2021 foi marcado pelo voluntariado na Perkons

A Perkons é movida pelo propósito de salvar vidas. Essa missão é vivenciada diariamente por todos os colaboradores, que investem e dedicam seu tempo na criação e aplicação de soluções para um trânsito mais seguro. Mas, já há alguns anos, a equipe entendeu que ações cotidianas podem transformar a vida das pessoas e foi assim que iniciou uma intensa história de voluntariado. Em comemoração ao dia mundial do voluntariado (5 de dezembro), e nesse clima de amor e irmandade que nos rodeia nessa época do ano, queremos mostrar como iniciativas simples podem fazer a diferença.

Dirlene Rosar, gerente de Recursos Humanos, conta que desde 2017 a Perkons abre inscrições para os colaboradores que desejam dedicar talento, tempo ou contribuições em prol do voluntariado. “Felizmente, há inscritos das mais diversas áreas, o que resulta em aproximação, parceria, engajamento e propósito comum. Ações de voluntariado transcendem o objetivo nobre e primário que é doar-se, pois é inevitável identificarmos talentos quando estamos reunidos em um objetivo comum”, diz.

Diversidade no agir: um incentivo para o voluntariado

Durante o ano de 2021, alguns projetos incríveis foram intensificados com os voluntários da Perkons, como o “Tampinha do Bem”, que arrecada e vende tampinhas plásticas, de alumínio e lacres de latinha. Toda a renda é revertida em castrações de animais abandonados e resgatados das ruas. Outra iniciativa que conta com a alegria e entusiasmo dos colaboradores da empresa é o “Brasil Sem Frestas”, que tem o objetivo de levar uma vida mais digna à comunidade carente. “Ações como essas nos ensinam o valor da cooperação. O que aparentemente não serve para mim pode ser muito útil para outra família, como uma caixinha de leite”, comenta a gerente.

Além dessas duas ações, todos os anos a Perkons promove a “Campanha de doação de agasalho”. Em 2021, a entidade apoiada foi a Prefeitura de Pinhais, que arrecadou 5 mil quilos de roupas e cobertores. “É muito gratificante perceber o quanto essas ações fomentam o espírito de equipe e solidariedade, além de aquecer não só aos mais necessitados, mas também o coração de quem contribui”, reflete.

No início da pandemia, em 2020, a empresa recebeu a notícia de que crianças atendidas pelo Instituto AMA, no bairro Cajuru, em Curitiba (PR), não estavam conseguindo acompanhar as aulas online, por falta de televisores. “A distância, no home office, não foi um problema para manter as contribuições, o voluntariado, mesmo em período de pandemia. Todos na empresa ficaram sensibilizados com a situação das crianças, que ganharam novos televisores para estudar”, relembra.

Recentemente, uma iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe, “Carta, Cartão e Afeto”, contou com o patrocínio da Perkons, por meio da doação de Imposto de Renda. Dirlene Rosar conta que esse projeto incentiva algo muito simples e quase inusitado para os tempos atuais, cartas escritas à mão. “Precisamos resgatar o valor de traduzir em palavras a gratidão e a importância daqueles que fizeram e fazem diferença em nossa vida”, lembra Dirlene.

Claudio Teixeira, coordenador de setor Educação e Cultura, área vinculada aos projetos culturais desenvolvidos no Hospital Pequeno Príncipe comenta sobre a iniciativa. "Nós imaginamos que o projeto 'Carta, cartão, afeto' agradaria a criançada, mas não tínhamos ideia do sucesso que faria, não só entre os pacientes, mas, também, entre familiares e equipes. O Pequeno Príncipe foi tomado pela 'febre das cartas', todo mundo escrevendo, mandando notícias e afetos para pessoas queridas que estão longe e também para as que estão por perto. Em tempos de saturação internética, é uma delícia ver a alegria das pessoas em enviar carinhos desta forma tão singela: lápis e papel, um envelope e um selo!"

Segundo a gerente de RH da Perkons, a empresa apoia as campanhas do Pequeno Príncipe desde 2018, revertendo parte do IRRF em prol de ações sociais. “Esta contribuição nos deixa muito felizes, como cidadãos e contribuintes, pois temos a oportunidade de reverter parte dos tributos à sociedade. Sabemos do impacto do HPP na comunidade local e nacional, sendo referência em atendimento pediátrico no Brasil. Os contribuintes são autorizados por Lei a reverter parte do IRRF [6%] até 30/12 de cada exercício em projetos sociais, como este do Pequeno Príncipe. Imagino que muitos não fazer por absoluta falta de conhecimento”, afirma.

Reconhecimento externo e interno

Além de se dedicar às doações e voluntariado, em 2021 a Perkons manteve intenso cuidado com os colaboradores. Essa atuação levou a empresa a, mais uma vez, estar entre as melhores empresas para se trabalhar no Paraná. “Estar no ranking das melhores empresas para se trabalhar é motivo de muito orgulho, pois trabalhamos incansavelmente e de maneira intencional, no objetivo de proporcionar um ambiente digno, agradável e respeitoso para os nossos colaboradores. Esse é um trabalho feito a muitas mãos. Somos uma empresa que presa pelo ambiente de trabalho, pelo respeito mútuo e por uma gestão humanizada. Colaboradores felizes são pais e mães mais felizes, que educam filhos felizes e tornam a sociedade um lugar melhor para se viver”, completa Dirlene.

Amo Curitiba
Paula Batista
Paula Batista Seguir

Jornalista, especialista em Ciência Política e Sociologia Política. Graduanda em Direito, trabalha na Agência de Notícias Lide Multimídia e atua comunicação há mais de 20 anos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você