[ editar artigo]

Último episódio de websérie sobre Superagui é lançado nesta quarta-feira

Último episódio de websérie sobre Superagui é lançado nesta quarta-feira

Iniciativa do movimento Pé no Parque estimula a visitação em Parques Nacionais

Com o objetivo de estimular a visitação em Parques Nacionais, fortalecer áreas protegidas e contribuir com o desenvolvimento regional no entorno desses atrativos naturais, o movimento Pé no Parque lança nesta quarta-feira (03) o último episódio de sua segunda websérie. A temporada retrata os encantos, as histórias e as curiosidades do Parque Nacional do Superagui, no Litoral Norte do Paraná.

Dividida em quatro episódios, a segunda temporada de Pé no Parque apresenta as paisagens intocadas de Superagui, personagens que mantêm viva a cultura do povo caiçara, a história e as raízes da região, a fauna e o envolvimento da comunidade para promover o turismo na região. Todos os vídeos estarão disponíveis no canal do Youtube do WikiParques, plataforma colaborativa sobre Unidades de Conservação nacionais.

Cada episódio tem aproximadamente cinco minutos de duração e reúne belas imagens, informações relevantes e depoimentos emocionantes. "Promover a natureza e os benefícios que ela nos proporciona é essencial para estimular a visitação nas Unidades de Conservação. Isso aquece a economia e gera desenvolvimento, além de garantir bem-estar e qualidade de vida ao turista e a quem vive nessas regiões", afirma a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

O último capítulo de Superagui apresenta como a comunidade local está envolvida para desenvolver o turismo no Parque Nacional e aborda a região como parte da Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil.

O movimento

O Pé no Parque é uma iniciativa conjunta da Associação O Eco, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e WikiParques, que busca aproximar os brasileiros dos parques nacionais a partir do poder transformador do audiovisual. A primeira ação do movimento é a produção de uma websérie sobre Unidades de Conservação que está percorrendo o Brasil. A primeira temporada, lançada em agosto de 2018, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, trouxe ao público o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina. Ainda em 2019, outros três parques de biomas e regiões diferentes serão apresentados em novas temporadas e ações de mobilização com as comunidades e nas redes sociais. O próximo deve ser o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

 

Serviço

Lançamento da websérie Pé no Parque – Parque Nacional do Superagui

Episódio 1: “A joia do litoral paranaense”, já disponível

Episódio 2: “Raízes caiçaras”, já disponível

Episódio 3: “A revoada dos papagaios”, já disponível

Episódio 4: “Turismo e comunidade”, disponível em 03/04

Acesso aos vídeos no canal do Youtube do WikiParques.

 

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. A instituição defende que o patrimônio natural bem conservado é a base para o desenvolvimento econômico e bem-estar social. Também promove ações de engajamento e sensibilização, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Amo Curitiba
Ler matéria completa
Indicados para você