Amo Curitiba
Amo Curitiba
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários

Transformação digital e as novas formas de aprendizagem são temas de livro que será lançado nesta quinta-feira

Transformação digital e as novas formas de aprendizagem são temas de livro que será lançado nesta quinta-feira
Barbara Cristiano
out. 30 - 9 min de leitura
000

A unidade de Tecnologias Educacionais da Positivo acaba de concluir a organização de um livro que aborda em 11 artigos os impactos da tecnologia na aprendizagem. A obra leva o título “Educação 4.0: reflexões, práticas e potenciais caminhos" e é uma parceria com os Institutos Singularidades e Península. Conta, ainda, com 15 especialistas brasileiros e estrangeiros de renome que dissertam sobre a nova era da educação e como os novos tempos prometem revolucionar tudo que se conhece como padrão escolar e de ensino-aprendizagem.

O evento on-line de lançamento do livro acontece no dia 1º de outubro, às 17h. A transmissão será realizada pelo canal da Tecnologia Educacional no YouTube e terá a participação dos coautores do livro, que se reúnem para uma conversa sobre o futuro da aprendizagem com a mediação do vice-presidente da Tecnologia Educacional, Alvaro Cruz.

“A obra é uma verdadeira inspiração para os educadores na construção de novos métodos de ensino. Com linguagem simples e direta, o livro objetiva contribuir para o avanço da inovação educacional no país e preparar alunos e educadores para as novas possibilidades e necessidades da sociedade moderna”, afirma Cruz.

Nas 340 páginas do livro digital, os coautores debatem o uso das novas ferramentas de ensino, como a tecnologia colabora para a atualização didática e de conteúdo dos professores e as contribuições para mais interesse e assimilação de conhecimentos pelos alunos, sem perder de vista o alinhamento com as demandas que a indústria 4.0 gera em termos de competências, habilidades e saberes.

Cada texto traz relatos de sucesso e casos com mais de um milhão de estudantes sobre as experiências no Brasil e no exterior, com usos de materiais que vão da sucata até as mais modernas tecnologias. Os especialistas que colaboraram para a obra são Leo Burd, Débora Denise Dias Garofalo, Angela Luiz Lopes, Giulia D'amico, Miguel Angelo Thompson Rios, José Armando Valente, Regina Célia Fortuna Broti Gavassa, Camila Campos Tinoco Fattori, Tiago César Volpato Maluta, Adelmo Antonio da Silva Eloy, Suelen Fernanda Machado, Eziquiel Menta, Marisa Almeida Cavalcante, Hermes Renato Hildebrand e Elio Molinasi Ferreira Santos

O lançamento on-line contará também com a presença da diretora do Instituto Península, Heloisa Morel, do pesquisador do MIT Media Lab e diretor do Programa Lemann de Aprendizagem Criativa, Leo Burd, além do coordenador do livro, Oscar Burd, especialista em soluções estratégicas de TI, pioneiro brasileiro na criação de softwares educacionais na década de 1980 e CEO da Success.

A obra estará disponível de forma digital e gratuita logo após o término do encontro virtual. Para participar, basta realizar a inscrição aqui.

Serviço:

Evento: Live lançamento do livro “Educação 4.0: reflexões, práticas e potenciais caminhos”

Data: 1º de outubro de 2020

Horário: 17h

Inscrição: https://conteudo.tecnologia.educacional.com.br/lancamento-livro-4-0

Acesse: https://www.youtube.com/user/PositivoTecEduc

 

Ficha Técnica do Livro

Título do Livro: Educação 4.0: reflexões, práticas e potenciais caminhos

Organizador: Oscar Burd

Autores: Leo Burd, Débora Denise Dias Garofalo, Angela Luiz Lopes, Giulia D'amico, Miguel Angelo Thompson Rios, José Armando Valente, Regina Célia Fortuna Broti Gavassa, Camila Campos Tinoco Fattori, Tiago César Volpato Maluta, Adelmo Antonio da Silva Eloy, Suelen Fernanda Machado, Eziquiel Menta, Marisa Almeida Cavalcante, Hermes Renato Hildebrand, Elio Molinasi Ferreira Santos


Projeto gráfico e diagramação: Quark Design

páginas: 340

ISBN: 972-21-0007-6

SOBRE OS AUTORES:

Leo Burd - Formado em ciências da computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e obteve seu doutorado no MIT Media Lab. Burd vive há 20 anos nos Estados Unidos e atualmente é pesquisador do MIT Media Lab e diretor do Programa Lemann de Aprendizagem Criativa.

Débora Denise Dias Garofalo – Formada em Letras e Pedagogia com especialização em Língua Portuguesa, Débora possui 14 anos de experiencia em Educação Fundamental na Rede Pública da cidade de São Paulo e foi finalista do Global Teacher Prize, considerado o Oscar da educação mundial.

Angela Luiz Lopes - Graduada em Geografia pela FFLCH-USP e mestre em Educação na área Didática e Práticas de Ensino pela FE-USP, possui vasta experiência em projetos multi e interdisciplinares e atualmente desenvolve atividades como formadora de professores e coordenadores pedagógicos.

Giulia D'amico - Consultora em projetos de tecnologia, educação e transformações sociais. Por mais de 16 anos, desenvolve produtos e programas com o LEGO Education, “One Laptop Per Child” com o Governo italiano. Trabalha em estreita colaboração com as agências das Nações Unidas, onde desenvolve um quadro de parcerias público-privado para apoiar os governos na inovação de seus sistemas escolares.

Miguel Angelo Thompson Rios - Doutorado e Mestrado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e Graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Mackenzie. Atualmente é Diretor Acadêmico da Fundação Santallana e Presidente do Conselho Editorial da Revista Educação, Membro do Conselho Consultivo da Bett Educar Brasil, e ainda, ministra palestras sobre Educação no Brasil e no Exterior.

José Armando Valente - Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT (1983) e Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, e pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP.

Regina Célia Fortuna Broti Gavassa - Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal de Lavras e em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE/NCE-USP. Regina possui graduação em Estudos Sociais com habilitação em Geografia e também graduada em Pedagogia, atualmente é Coordenadora de Tecnologias para Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Camila Campos Tinoco Fattori - Graduada em Psicologia e pós-graduada em Psicopedagogia, atualmente faz parte da coordenação pedagógica da organização, em projeto de formação de gestores de Secretarias Municipais de Educação e de escolas públicas, incluindo também frente de mobilização social pela educação. Atua ainda na área de Tecnologia Educacional da organização.

Tiago César Volpato Maluta – É engenheiro da computação, formado pela Universidade Federal de Itajubá. Entusiasta de software livre, atuou com projetos de sistemas embarcados e nos últimos anos tem se dedicado, junto com a Fundação Lemann, a entender os principais desafios da educação pública que podem ser resolvidos por meio da tecnologia.

Adelmo Antonio da Silva Eloy – Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (USP) e cursa Mestrado em Tecnologias na Educação na Escola Politécnica da USP. Adelmo atualmente é coordenador de projetos no Instituto Ayrton Senna, onde, desde 2015, lidera o programa Letramento em Programação, iniciativa que visa levar a prática da programação para escolas públicas brasileiras.

Suelen Fernanda Machado - Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campo Mourão e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Possui especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional pela UNESPAR e Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente atua como assessora pedagógica na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na área de Educação a Distância.

Eziquiel Menta – É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo e Graduado em Licenciatura em Matemática (UEPG). Membro do Grupo de Pesquisa Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (GEPETE) da UFPR e fellow do desafio Aprendizagem Criativa 2017, promovido pela fundação Lemann e o Instituto de Tecnologia de Massachussets - MIT. Atuou como Diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e atualmente é assessor Técnico Administrativo na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná..

Marisa Almeida Cavalcante - Professora Titular pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atualmente Profa. do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas. Hoje desenvolve pesquisas na área de ensino de Ciências com ênfase em Tecnologia Educacional, Automação com o Arduino, uso do Scratch e outros softwares iconográficos, IOT no ensino, Física Moderna e Aprendizagem por Projetos.

Hermes Renato Hildebrand – É matemático e tem Mestrado em Multimeios pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professor da UNICAMP e PUCSP e exerce o cargo de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação do TIDD - Tecnologia da Inteligência e Design Digital, da PUCSP.

Elio Molinasi Ferreira Santos - Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorando em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Elio é professor do departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas, cocriador do laboratório de pesquisa UFAMakers, coordenador do núcleo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa no Amazonas e membro do GoPEF - Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC/SP.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você