[ editar artigo]

Terceiro ano do Circuito Cultural Ademilar estimula ações culturais em Curitiba

Terceiro ano do Circuito Cultural Ademilar estimula ações culturais em Curitiba

A iniciativa fomenta a cadeia de desenvolvimento da economia criativa e da cultura local. A expectativa é investir mais de R$ 1,3 milhão em 2019

No terceiro ano de apoio às artes via leis de incentivo à cultura, a Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário se consolida como um dos maiores investidores privados da cena cultural e artística de Curitiba, tendo impactado cerca de um milhão de pessoas em dois anos de apoio. Em 2019, a terceira edição do Circuito Cultural Ademilar aquece mais uma vez a cidade com projetos de música, artes cênicas e audiovisual, a serem realizados até dezembro.

Com cerca de 15 projetos culturais, o primeiro ano do Circuito, promovido em 2017, foi marcado por ações de grande repercussão pela cidade, como o Bicicletada, que atraiu mais de 10 mil pessoas, e a 5ª edição do Litercultura, que levou até a Capela Santa Maria cerca de mil pessoas. O segundo ano abrangeu uma diversidade ainda maior de projetos, como teatro, música, feira e até um game. As principais manifestações culturais de 2018 foram o Interafetividade, exposição que bateu recorde de público na Galeria Interatividade do Pátio Batel, encabeçada pelas artistas Fernanda Takai e Sandra Hiromoto, e o calendário de atividades do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Até o fim deste ano, serão mais de R$ 3 milhões em recursos investidos. A 3ª edição do Circuito Cultural reúne projetos para diferentes públicos, gerando empregos para empreendedores culturais e artistas e, principalmente, oferecendo entretenimento e aproximação do curitibano com a arte. Em 2019, um dos focos de investimento é a música, uma chancela que a marca também tem ancorado em ações de apoio direto e campanhas de incentivo internas.

“Estamos em um momento de plena conexão com os movimentos culturais e acreditamos que o Circuito vem cumprindo um importante papel na cidade, servindo de referência para o público, agentes culturais e, principalmente, deixando um legado claro do quanto a cultura está totalmente conectada com o desenvolvimento local”, destaca Tatiana Schuchovsky Reichmann, diretora-presidente da Ademilar.

Um dos destaques do Circuito Cultural deste ano será a 8ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, com exibições de mais de 100 filmes do mundo todo. A programação trará filmes inéditos para o Brasil entre 5 e 13 de junho.

Além do apoio via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Lei Rouanet, a Ademilar também patrocina projetos relacionados ao esporte, como o Futebol de Rua, que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, e a preparação da esgrimista Amanda Simeão, que representará o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio em 2020.

Todos os projetos que integram o Circuito Cultural 2019, além do histórico das iniciativas incentivadas nos anos anteriores, estão reunidas no site www.circuitocultural.com.br. A programação das ações pode ser acompanhada durante todo o ano nas redes sociais da Ademilar.

Ler conteúdo completo
Indicados para você