Amo Curitiba
Amo Curitiba
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários

Tarja preta dos alimentos: nova rotulagem é excelente para consumidores

Tarja preta dos alimentos: nova rotulagem é excelente para consumidores
Danieli Crevelaro
out. 14 - 2 min de leitura
000


Esta semana, entrou em vigor a nova lei de rotulagem de alimentos no Brasil. As mudanças têm como objetivo deixar as informações mais claras e de fácil entendimento por parte dos consumidores. 

A grande novidade são os rótulos frontais indicando o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. 

 

Já nas tabelas de informação nutricional o padrão será o uso de letras pretas e fundo branco para facilitar a visualização, e a obrigatoriedade em declarar os açúcares totais e adicionados, o valor energético e de nutrientes por 100 gramas ou 100 mililitros do produto, assim como o número de porções por embalagem.  

 
O prazo de adequação para as grandes indústrias estarem com todas as embalagens dentro das normas é até outubro de 2023. Os pequenos produtores, como agricultores familiares, microempreendedor individual ou agroindústria de pequeno porte terão até outubro de 2024.  

 

“As novas regras para rotulagem dos alimentos são excelentes para os consumidores. Trazem mais autonomia e facilidade para compreender os rótulos e fazer uma análise geral sobre a composição do alimento”, analisa Elaine Martins, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Uninter. 

 

Ela ainda explica que, de acordo com a necessidade individual dos consumidores, devem ficar alertas ao consumo de produtos que indiquem alto teor de açúcar adicionado, em caso de pessoas diabéticas, por exemplo, ou pessoas que possuem hipertensão, devem evitar produtos com alto teor de sódio. 

 

“Esses alertas virão destacados nos rótulos frontais, mais especificamente na parte superior, que haverá um símbolo informativo com design de lupa”, explica a professora. 

 

As indústrias também terão critérios mais específicos para destacar informações do tipo “reduzido em açúcares” ou “reduzido em gorduras” com a finalidade de evitar contradições.  













Denunciar publicação
    000

    Indicados para você