[ editar artigo]

Sinepe/PR convida escolas particulares para participar do projeto “Planeta Reciclável”

Sinepe/PR convida escolas particulares para participar do projeto “Planeta Reciclável”

Projeto busca conscientizar a população, por meio dos alunos, sobre a importância do descarte correto do Isopor®

Do copinho de café até a embalagem de grandes eletrodomésticos e revestimentos utilizados na construção civil. O Isopor® vem sendo cada vez mais empregado no dia a dia. Mas o que muita gente ainda não sabe é que ele é um plástico que pode ser 100% reaproveitado a partir da reciclagem. A fim de disseminar o conceito de sustentabilidade e reforçar a importância da reciclagem do Poliestireno Expandido – EPS (o famoso Isopor®), o Sindicato das Escolas Particulares - Sinepe/PR promove mais uma edição do projeto Planeta Reciclável.

Realizado em parceria com o projeto “Amigo da Natureza”, da Meiwa Embalagens (SP), a iniciativa inclui um ciclo de palestras com o especialista Ivam Michaltchuk sobre educação ambiental e noções de reciclagem de resíduos sólidos nas escolas associadas inscritas - participam alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Após as palestras, os alunos são convidados a se inscrever num concurso cultural para desenvolver trabalhos sobre a reciclagem do Isopor®. O resultado dos trabalhos será conhecido mais tarde na Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos. A premiação é feita na própria instituição de ensino participante, com a presença dos alunos, pais, professores e convidados. O projeto “Planeta Reciclável” em 2020 será estendido também às Regionais do Sinepe/PR, nas cidades de Pato Branco e Cascavel.

"É uma forma que encontramos para ensinar aos jovens o caminho e a importância da sustentabilidade, além de colaborarmos com a proteção do meio ambiente, fazendo esse material voltar à cadeia produtiva", explica Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR.

Nas 10 edições já realizadas, cerca de 30 mil estudantes do Paraná já participaram do Planeta Reciclável como replicadores das informações corretas sobre sustentabilidade e reciclagem do Isopor®. "O projeto leva o debate do tema para as escolas a fim de que as novas gerações se tornem mais responsáveis e multipliquem o conhecimento dentro das suas casas", revela Esther.

Calendário de palestras

Ao longo desta semana, as instituições de ensino associadas estão convidadas a participar de uma reunião para entender a dinâmica do projeto Planeta Reciclável, conhecer o calendário das palestras, prazos para entrega dos trabalhos do concurso cultural, possíveis parcerias e esclarecer dúvidas.

Nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, a Regional Sudoeste (Pato Branco) convida gestores e coordenadores para apresentação do projeto que irá acontecer pela primeira vez na cidade. No dia 18, a apresentação do Planeta Reciclável será nas Regionais Oeste (Cascavel) e Cataratas (Foz do Iguaçu), no dia 19 estão convidados os educadores da Regional Campos Gerais (Ponta Grossa) e, finalmente, no dia 20, a palestra acontece para os educadores das instituições associadas de Curitiba.

Confira o cronograma de palestras com Instituições de Ensino:

Regional Sudoeste (Pato Branco)
Data: 17 de fevereiro, segunda-feira
Horário: 14h
Local: Hotel San Pietro. Av. Tupi, 2566, Centro
Confirmação de presença: (42) 3035-6923

Regional Oeste (Cascavel)
Data: 18 de fevereiro, terça-feira
Horário: 9h
Local: Escritório do Sinepe/PR | Sinpef. Rua Pio XII, 1589, Centro Com. Araucária – sala 8, Neva
Confirmação de presença: (45) 3324-9235

Regional Cataratas (Foz do Iguaçu)
Data: 18 de fevereiro, terça-feira
Horário: 14h
Local: Hotel Bella Itália – sala Firenze. Av. República Argentina, 1700, Centro
Confirmação de presença: (41) 3078-6933


Regional Campos Gerais (Ponta Grossa)
Data: 19 de fevereiro, quarta-feira
Horário: 10h30
Local: ACIPG – sala Gralha Azul. R. Comendador Miró, 860, Centro
Confirmação de presença: (41) 3078-6933

Sede Sinepe/PR (Curitiba)
Data: 20 de fevereiro, quinta-feira
Horário: 10h30
Local: Rua Guararapes, 2028, Vila Izabel
Confirmação de presença: (41) 3078-6933

 

Ler matéria completa
Indicados para você