[ editar artigo]

Sicredi é patrocinador da Feira do Empreendedor Sebrae/SP

Sicredi é patrocinador da Feira do Empreendedor Sebrae/SP

Instituição financeira cooperativa usará a maior feira do gênero do país para mostrar as novidades para MEIs e as vantagens do cooperativismo de crédito para o segmento empresarial que mais cresce no Brasil

As micro e pequenas empresas (MPE) contrataram mais de 387 mil pessoas no primeiro semestre de 2019. O levantamento do Sebrae, a partir de dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, ainda aponta que as médias e grandes empresas (MGE) tiveram um saldo positivo bem inferior, com 5,5 mil novas vagas, nos primeiros seis meses do ano. 

Os números destacam a importância dos pequenos empreendedores na gradativa recuperação econômica do Brasil. Empresários como Fernando Ferreira da Silva, um ex-motoboy de Marília, no interior de São Paulo, que realizou o sonho de empreender e abrir uma lanchonete. Para colocar em prática o próprio negócio precisou de crédito e contou com o apoio do Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do País. “Eu consegui meu empréstimo, financiamentos e até tenho um capital de giro automático. As soluções do Sicredi fizeram a diferença no meu crescimento”, afirma da Silva. 

Assim como Fernando outros empreendedores descobriram no cooperativismo de crédito e investimento uma parceria para o negócio e uma alternativa ao mercado financeiro tradicional. De acordo com o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, elaborado pelo Banco Central, o cooperativismo teve um aumento de 23% na carteira de crédito em 2018, principalmente para o setor agrícola e de micro e pequenas empresas. Crescimento que está fortemente aliado às condições oferecidas pelas instituições financeiras cooperativas com atendimento mais próximo a seus associados e custos mais justos. Isso sem contar a possibilidade de participação nas decisões estratégicas dos negócios durante as assembleias e nos resultados financeiros da instituição. 

Essas e outras vantagens do cooperativismo de crédito serão apresentadas durante a Feira do Empreendedor 2019, evento realizado pelo Sebrae entre os dias 5 e 8 de outubro, em São Paulo, e que promove a capacitação profissional e fomenta novos negócios. “No estande do Sicredi o empreendedor poderá verificar, por meio de um simulador, quanto é possível economizar ao manter a conta-corrente em uma cooperativa de crédito, entendendo todas as vantagens econômicas e de relacionamento que oferecemos”, afirma  o diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Felix de Sá. A instituição ainda levará para a feira novidades como a possibilidade de pagamento via QR Code e o lançamento da máquina compacta de cartões, além de soluções de pagamentos, crédito, cobrança e fluxo de caixa. 

“Nossa máquina compacta não tem aluguel para o MEI e o valor pago na aquisição da maquininha é devolvido de acordo com a sua movimentação (cashback). Além disto a máquina possui chip de internet wi-fi própria fazendo com que o empreendedor não precise ter o custo de internet, além de frete grátis para todo o Brasil. Também aceita a maioria das bandeiras de cartões e permite ao empreendedor receber em até dois dias. Procuramos facilitar a vida de quem gera empregos no Brasil com soluções que garantem melhor gestão financeira e agilidade para o empreendedor”, explica Felix de Sá.

Por ser uma instituição financeira cooperativa, o foco é o benefício aos associados, que também são donos do negócio. “O Sicredi tem grande potencial para concessão de crédito. Com boa base de depósitos conseguimos acelerar a carteira atendendo de maneira menos burocratizada e mais próxima do empreendedor. Por isso, estamos crescendo bastante no segmento das micro e pequenas empresas, alavancando a economia das regiões onde atuamos”, finaliza o diretor.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 *Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

Ler conteúdo completo
Indicados para você