[ editar artigo]

PUCPR promove 4ª edição da Feira de Ciências Júnior

PUCPR promove 4ª edição da Feira de Ciências Júnior

Com o tema “Saúde e Biotecnologia”, evento acontece entre 22 e 24 de outubro e reúne alunos de escolas públicas e privadas de Curitiba e Região Metropolitana

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realiza mais uma edição de sua tradicional Feira de Ciências Júnior entre os dias 22 e 24 de outubro. O evento incentiva a criatividade e a reflexão dos alunos da educação básica, além de aproximar a Universidade dos colégios de Curitiba e Região Metropolitana.

A 4ª Feira de Ciências Júnior da PUCPR tem como tema “Saúde e Biotecnologia”, com enfoques no combate à fome, à desnutrição e incentivo à agricultura familiar, produção de alimentos saudáveis e seguros, bem-estar humano e animal e prevenção de doenças.  

“Ao participar da Feira de Ciências, os estudantes estarão expostos a situações que envolvem o trabalho em equipe, a criatividade, a resolução de problemas, a metodologia científica e a inovação, contribuindo e estimulando a educação científica desses jovens com perfil de pesquisador”, diz a professora, Cleybe Vieira, coordenadora da Feira de Ciências da PUCPR.

Àqueles que visitarem a feira poderão conhecer, por exemplo, uma miniestufa automatizada para produção de verduras orgânicas em pequenos espaços; o objetivo do projeto é incentivar pessoas, que vivem em pequenos espaços ou famílias com crianças que vivem em apartamentos a terem sua própria horta.

Há ainda uma iniciativa que desenvolve próteses sustentáveis para cães com materiais provenientes da reciclagem de objetos como garrafas PET e caixas de leite longa vida e uma cisterna totalmente sustentável que, além de captar as águas da chuva, também contará com um sistema de captação das águas para reuso, com um preço acessível para família de baixa renda.

"Com a construção de iniciativas conectadas com a solução de problemas reais, não é preciso deixar a sala de aula para tornar o ensino de ciências mais atrativo: basta trazer o mundo real para dentro dela”, conclui Cleybe.

A equipe premiada na 4ª Feira de Ciências Júnior da PUCPR poderá participar da Feira Nacional de Ciências e Engenharia. Conheça todos os projetos aqui: http://feiradeciencias2019.pucpr.br/

 

Serviço:

4ª Feira de Ciências Júnior PUCPR

Data: 22 a 24 de outubro
Horário: 10h30 às 17h30

Local: PUCPR – Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho (Hall do 1º andar do Bloco Azul)

Entrada Gratuita

Informações: http://feiradeciencias2019.pucpr.br/

Ler matéria completa
Indicados para você