[ editar artigo]

Museu Atílio Rocco SJP recebe a exposição “BABUSHKIM”, do artista Eloir Jr.

Museu Atílio Rocco SJP recebe a exposição “BABUSHKIM”, do artista Eloir Jr.

Panorama expositivo - crédito: MUMAR

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais promove a partir de 14/06, a exposição “BABUSHKIM”, do artista plástico Eloir Jr., no Museu Municipal Atílio Rocco, com entrada gratuita.

Panorama expositivo - Crédito: MUMAR

“BABUSHKIM” une as palavras babushka e lambrequim, dando origem à coletânea com forte presença eslava. A multiculturalidade e policromia presente na forma de babushkas e matrioshkas encenam saudações típicas, como o pão e sal, personagens folclóricos e arquitetura local, onde variações de lambrequins são edificadas nas obras e completam o passeio cultural em cenários paranistas.

A recente produção do artista, além de retratar sua assinatura artística – as tradicionais babushkas e matrioshkas, exalta a riqueza cultural da Ucrânia e Polônia, onde seus personagens são harmonizados com gralhas azuis, petit pavê, pinhões, araucárias e lambrequins (nome dado aos recortes e pendentes, feitos em tecido, madeira ou outro material, usados na arquitetura e decoração), remetendo ao início da colonização por parte desses povos no Paraná.

Artista Eloir Jr. - Crédito: Lex Kozlik

Quanto ao artista, Eloir Jr. é um artista plástico e curador curitibano que expõe profissionalmente desde 1997, e colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista. Em 2010 representou o Paraná com suas pinturas, na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris (França), e em 2016 na The New York Public Library.

A convite da Embaixada da Ucrânia no Brasil, o artista Eloir Jr. representou as artes visuais do Paraná durante o 24º Sarau Chatô em Brasília, que homenageou a Ucrânia e o Paraná em 2017. Há mais de duas décadas é estudioso das etnias europeias que colonizaram a terra Paranaense, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia

 

SERVIÇO:

Exposição de Arte: “BABUSHKIM”

Local: Museu Municipal Atílio Rocco – Rua XV de Novembro, 1660 – Centro – São José dos Pinhais – PR

Período expositivo: 14/06 a 14/08/2019

Entrada Gratuita

Telefone: (41) 3381-5900

Crédito: MUMAR

Amo Curitiba
Eloir Jr.
Eloir Jr. Seguir

Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.

Ler conteúdo completo
Indicados para você