[ editar artigo]

Micro e Pequenas empresas apostam no varejo para faturar

Micro e Pequenas empresas apostam no varejo para faturar

Comércio de roupas, alimentos e material de construção são as atividades mais exploradas por micro e pequenas empresas

O país vem mudando certos hábitos, e isso já é visível para quase todo mundo, o que antes era uma nação de funcionários e trabalhadores tornou-se sem dúvida uma das maiores forças empreendedoras do mundo.

Segundo o Empresômetro, empresa de inteligência de mercado, são mais de 20 milhões de negócios em atividade no Brasil, desse total, um pouco mais de 10 milhões são micro e pequenas empresas. Em números percentuais, as micro e pequenas empresas equivalem a 51,6% de todas as empresas ativas no país.

“São muitos fatores que contribuíram para isso, acesso à informação, facilidade de atingir mercados, celeridade para abrir empresas, a necessidade daqueles que ficaram desempregados e outras tantas mudanças culturais que levaram o brasileiro a descobrir esse lado empreendedor”, diz o diretor doEmpresômetro, Otávio Amaral.

Os números levantados pelo Empresômetro são referentes apenas às empresas que estão em atividade, isto é, arrecadam impostos, emitem notas fiscais, entre outros aspectos que são levados em conta para determinar se uma empresa é ativa.

Interessante notar que o varejo está à frente de outros setores, e segundo Amaral, “são áreas que oferecem bens necessários e que todas as pessoas têm afinidade, vestuário, alimentação e construção”.

O panorama é o seguinte: No primeiro lugar está o comércio de roupas e acessórios, em segundo lugar minimercados, mercearias e armazéns, no terceiro e quarto lugares vemos restaurantes e lanchonetes e em quinto material de construção.

Para o diretor do Empresômetro, as mudanças ocorridas na legislação trabalhista e as que virão farão muitas pessoas migrarem de postos de trabalho para o empreendedorismo. “Estamos vendo a adoção da terceirização, ao aumento da idade e dos requisitos para a aposentadoria, tudo isso leva a questionamentos sobre o que é melhor para trabalhador, que muitas vezes opta por se tornar um empresário em razão do aumento de renda”, conclui Amaral.

SOBRE O EMPRESÔMETRO                                              

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo site www.empresometro.com.br.

 

 

Amo Curitiba
Guia Amo Curitiba
Guia Amo Curitiba Seguir

Tudo que você precisa saber sobre essa cidade maravilhosa de se viver!

Ler conteúdo completo
Indicados para você