[ editar artigo]

K.sa é o novo restaurante da chef Claudia Krauspenhar

K.sa é o novo restaurante da chef Claudia Krauspenhar

K.sa Restaurante é o novo empreendimento solo da chef Claudia Krauspenhar, em Curitiba. O nome escolhido revela a essência e identidade da chef para o local: receber com alegria e fazer com que o cliente sinta-se à vontade num ambiente confortável com comida preparada com carinho e muito capricho.

Localizado em um dos pontos mais charmosos do Batel, no cruzamento das ruas Fernando Simas e Augusto Stellfeld, o K.sa ocupa o local onde antes era o Vin Bistro. Novo nome, nova estrutura física, mudanças no atendimento e no cardápio marcam a transição da chef como única proprietária do restaurante. 

Com funcionamento de terça à sábado para o jantar e almoço aos sábados e domingos, o K.sa ganhou com exclusividade a personalidade da chef para esse novo capítulo gastronômico. E quem sai ganhando com todas estas mudanças são os clientes. “A nossa intenção é tornar este lugar tão acolhedor quanto a própria casa das pessoas. Fazer do momento especial da comida, uma festa, uma alegria”, conta Claudia, que gosta de estar rodeada de amigos. Para a chef, a melhor forma de criar momentos felizes é sempre ao redor de uma boa mesa, com simplicidade e com o aconchego de casa.

Além das mudanças arquitetônicas da fachada ao salão, as melhorias também chegaram à cozinha para dar mais conforto à equipe que trabalha em perfeita harmonia. A transformação da estrutura também foi pensada para estreitar ainda mais os laços com os clientes. “O objetivo é que eles lembrem deste lugar como seu, que tenham vontade de estar aqui, tanto pelo respeito que temos pela comida, quanto pelas emoções que ela nos traz”, diz Claudia.

Cardápio

O cardápio do K.sa é de gastronomia contemporânea com muito respeito às bases clássicas da gastronomia internacional. A identidade do trabalho da chef é utilizar memórias afetivas aliadas ao bom paladar, escolhendo pessoalmente todos os itens utilizados na cozinha do seu restaurante. 

As apostas de Claudia como prato principal são o Linguini mar e terra: massa fresca com a combinação harmoniosa de frutos do mar com a pancetta artesanal produzida no K.sa. Outro prato que merece atenção é o Carré suíno com purê de maçã e molho de jabuticaba. E para quem já acompanha a carreira da chef, ela avisa que clássicos como as Ostras gratinadas ao molho de raíz forte, Moules et Frite, Magret de Canard au Poivre Vert e o Polvo Grelhado estarão no cardápio. A surpresa vai ficar por conta da apresentação e da nova composição dos acompanhamentos.

No cardápio de sobremesas, os clientes podem esperar sabores inusitados como o Semifreddo de Zabaione, torrone e pedaços de chocolate, cacau 70%.  A Seleção de Miniaturas, ideal para compartilhar, também figura no cardápio do K.sa apresentando quase que um menu degustação das sobremesas.

Ambiente

As responsáveis pelo projeto do K.sa são as arquitetas Camila Accioly e Marcela Abage. Para deixar o ambiente bem acolhedor, como era o desejo da Chef, as arquitetas deixaram a área externa de acesso ao restaurante mais espaçosa, garantindo mais conforto para quem chega.

O aconchego interno fica por conta de mobiliário colocado estrategicamente para que o cliente sinta-se bem à vontade. Para dar um astral mais cool e descontraído, a iluminação e as cores prometem compor uma dupla eficiente. 

A varanda da casa é outro ponto alto com lindas parreiras de uvas. O espaço é ideal para quem quer aproveitar para tomar um drink e bater papo por horas.  Durante os almoços de final de semana as parreiras proporcionam aquela sombra gostosa que poucos lugares em Curitiba conseguem manter. 

“Queria o restaurante com a minha cara, mais moderno e sem a formalidade de restaurantes convencionais. Ficou lindo! Quero que as pessoas venham ao K.sa para aproveitar o seu momento com tranquilidade”, conta a chef. 

K.sa Restaurante

Rua Fernando Simas, 260 – Batel, Curitiba (PR)

Horário de funcionamento:

Jantar - terça a sábado, das 19h às 23h

Almoço -  sábados e domingos, das 12h às 15h

Reservas: 41 3225-3444 / 99227-6976 e contato@restauranteksa.com.br

Site:  www.restauranteksa.com.br

Instagram: @k.sarestaurante

Facebook: https://www.facebook.com/ksarestau/

Sobre a chef Claudia Krauspenhar: Natural de Foz do Iguaçu a chef Claudia Krauspenhar é advogada por formação, mas foi o amor pela gastronomia que a fez seguir essa carreira. Desde muito cedo ela costumava promover jantares em sua casa para estar perto dos amigos e ao redor da mesa.

Em 2005, formou-se em gastronomia pelo Centro Europeu. Mais tarde fez pós-graduação em Gestão da Gastronomia pela Universidade Positivo e periodicamente vem aprimorando seu conhecimento com cursos, palestras, e viagens.

Na Adega Brasil elaborou jantares harmonizados com tamanha maestria, que em 2007 foi chamada para assumir como chef e formatar o cardápio do então novíssimo Restaurante Edvino, um dos marcos da gastronomia curitibana. Seu talento, criatividade e cuidado no preparo dos pratos foram destacados com o prêmio Chef Revelação pela Veja Curitiba-2008.  Segundo Claudia, “esse prêmio foi a confirmação da minha escolha de vida”.

Deixou o Edvino em busca de novos conhecimentos. Estagiou em São Paulo no Due Cuochi-Cidade Jardim com os chefs Ivo Lopes e Paulo Barros, e no Vino! com o Chef Rodrigo Martins.

Cheia de ideias e já de volta à Curitiba, inovou no catering at home quando iniciou o projeto “Secret”,  em que as pessoas compravam jantares às cegas. No final de 2016 assumiu a cozinha do Vin Bistro com o propósito de imprimir a sua essência.  Agora em 2019, como única proprietária do local inicia um novo capítulo em sua carreira à frente do K.sa.

Ler matéria completa
Indicados para você