[ editar artigo]

Hospital IPO comemora 10 anos de núcleo de pesquisa com lançamento de livro

Hospital IPO comemora 10 anos de núcleo de pesquisa com lançamento de livro

Fruto de mais de 150 trabalhos acadêmicos – todos dedicados à área de otorrinolaringologia, dentro de um dos mais conceituados hospitais da área – a coletânea “Construindo um centro de excelência em Otorrinolaringologia – 10 anos do NEP” foi lançada ontem (25), no Hospital IPO. A obra celebra uma década de existência do Núcleo de Ensino e Pesquisa, criado dentro da instituição.

 

Dr João Luiz Garcia de Faria e Dr Evaldo Macedo

 

“Hoje, podemos afirmar que o NEP possui um catálogo de pesquisa organizado e robusto, com 48 artigos publicados em journals médicos nacionais”, afirma Evaldo Macedo, coordenador do NEP e organizador da coletânea. “Trata-se de uma instituição privada que tem um braço acadêmico extremamente forte por meio do núcleo. Nosso objetivo sempre será que esses trabalhos auxiliem em novas descobertas e avanços na otorrinolaringologia”.

Dr Evaldo Macedo

 

Um dos objetivos com o lançamento, inclusive, é mostrar que, com recursos próprios, é possível promover a pesquisa clínica no Brasil, estimulando que outras instituições façam o mesmo. “Foi um trabalho que levou um ano para ser concluído”, destaca Macedo.

 

Criação do NEP

Há cerca de dez anos, teve início o Programa de Reuniões Científicas do Núcleo de Estudos do Hospital IPO. São encontros semanais em que são abordados temas relacionados à otorrinolarinogologia e áreas específicas (Laringologia, Rinologia, Otorrinopediatria, Otologia, Cirurgias Estéticas de Face, Distúrbios do Sono, etc). A participação é aberta aos integrantes do Corpo Clínico e convidados, com o objetivo de desenvolver artigos e bases científicas para evolução da produção acadêmica na área de otorrinolaringologia. Efetivamente, o NEP conta com curso de pós-graduação, programa Fellowship e a organização de mais de dezenas de cursos, seminários e palestras internacionais

Ler conteúdo completo
Indicados para você