Projeto impulsionou vendas em boa parte das galerias de arte participantes, beneficiando quase 100 artistas, além de contribuir com doações para cinco instituições
O projeto p.art.ilha se apresenta como uma estratégia de fortalecimento do mercado de arte diante da crise sanitária e econômica mundial, criando também uma rede de apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade.
Lançado em maio, reuniu 17 galerias de arte de diversas cidades do Brasil, incluindo duas de Curitiba, que durante todo o mês realizaram um evento virtual chamado p.art.ilha: ação#1, em que cada obra vendida dava ao comprador um crédito de igual valor para novas aquisições de outros artistas da mesma galeria.
Saldo da ação#1
Ao final dos 31 dias desta primeira ação, foi contabilizado um total de 209 obras comercializadas, de 99 artistas e a destinação de R$ 11.000 doados para cinco instituições comunitárias geridas ou que privilegiam o atendimento de artistas e minorias em situação de vulnerabilidade: Casa Chama (SP), Lá da Favelinha (MG), Lanchonete (RJ), Por Nossa Conta (SP) e Salvando Vidas (SP).
O projeto tem continuidade com uma nova ação coletiva em junho, com mais galerias participantes e ao final doará parte do valor arrecadado para a A.C.A.H. – Ação Coletiva Art Haldler´s, uma associação de montadores de exposições – classe que ficou descoberta devido à pandemia do novo coronavírus.
O p.art.ilha trabalha para que mais artistas, agentes do campo da arte e colecionadores possam se beneficiar de suas ações, em um círculo virtuoso de união, solidariedade e amor à arte.
Instagram do grupo p.art.ilha:
Washington Silvera - Série Canibal Vegetal (2013), Fotografia em papel algodão, 100x70cm
Marta Neves - Da série: Cenas para uma vida melhor (2020), Caçamba, Bordado com miçangas sobre transfer em tecido de algodão, 27,29 x 38 cm