[ editar artigo]

Graças ao ensino à distância, dona de casa de 68 anos ingressa no ensino superior

Graças ao ensino à distância, dona de casa de 68 anos ingressa no ensino superior

Ronilda Nicknich conta com o apoio da filha, Mônica, que se matriculou no mesmo curso para incentivar a mãe

Desde o nascimento de sua segunda filha, na década de 1970, Ronilda Nicknich parou os estudos para se dedicar à família. Hoje, aos 68 anos, com as três filhas formadas, a catarinense conseguiu realizar o sonho de concluir o Ensino Médio e ingressar em uma graduação. Ela conta com o apoio de toda a família, em especial de Mônica, que já é doutora em Direito, mas decidiu fazer mais um curso para acompanhar a mãe.

As duas ingressaram juntas no curso à distância de Teologia Interconfessional, no Centro Universitário Internacional Uninter, em outubro de 2018. Desde então, são companheiras de estudos, conversam sobre as disciplinas, trocam mensagens por WhatsApp quando têm dúvidas e vão juntas ao polo de apoio presencial da Uninter em Florianópolis para fazer provas e apresentar trabalhos. “Eu achei que seria mais interessante fazer o curso junto. Minha mãe sempre leu muito, é uma grande oportunidade tê-la como colega de turma”, diz Mônica.

A filha elogia o zelo e capricho da mãe com os estudos. “Mesmo estando doente e tendo tarefas domésticas, ela está sempre com disposição para colocar as leituras e os trabalhos do curso em dia. Estudar reacendeu a chama da vida da minha mãe”.

Ronilda tem hipotireoidismo e hipertensão, o que dificulta seu ingresso em um curso presencial. A possibilidade de fazer a própria agenda de estudos no EAD foi um atrativo. "O perfil da minha mãe se encaixou muito bem com a proposta da Uninter. Ter à disposição os monitores e o laboratório de informática para quando ela tem dúvidas com o computador também auxilia bastante", explica Mônica.

Aos domingos, após a escola dominical na Igreja Presbiteriana, toda a família se reúne na casa de Ronilda. “Nós fazemos um paralelo do que vimos no culto com o que estamos estudando. Meu pai gosta de história e sempre acaba se envolvendo. Agora é a hora de a gente retribuir todo o carinho e cuidado que nossa mãe teve conosco”, diz.

Terceira idade no ensino superior

O ensino à distância está oportunizando que a terceira idade ingresse no ensino superior. A possibilidade de estudar em casa e continuar se dedicando à família, além de evitar o stress dos deslocamentos diários, são os maiores motivadores. Na Uninter, são 500 alunos com 70 anos ou mais espalhados nos mais de mil polos de apoio presencial em todo o País.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a única instituição de Ensino à Distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).  Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 210 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de mil polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

Amo Curitiba
Guia Amo Curitiba
Guia Amo Curitiba Seguir

Tudo que você precisa saber sobre essa cidade maravilhosa de se viver!

Ler matéria completa
Indicados para você