[ editar artigo]

Favorito dos aportes estrangeiros, setor elétrico brasileiro é tema de debate em Curitiba

Favorito dos aportes estrangeiros, setor elétrico brasileiro é tema de debate em Curitiba

Convidado do ISOMAN 2019, Richard Marek afirma que Brasil tem ambiente favorável; privatização e investimento chinês trazem investimentos bilionários ao setor

Em sua 11ª edição, o ISOMAN 2019 consolida sua reputação como um dos eventos mais importantes para o setor elétrico. Nesta semana grandes especialistas do segmento estiveram em Curitiba, no Hotel Lizon, para discutir temas pertinentes ao setor e antecipar tendências. Entre elas, a de sistemas de isolamento para altas temperaturas e como eles estão aprimorando a indústria no Brasil.

“Há um interesse cada vez maior em novos materiais e pesquisas que avançam na exploração de novas formas de trabalhar sistemas elétricos”, diz Richard Marek, que palestrou sobre o tema na ISOMAN. Com cerca de 30 anos de experiência na área, o norte-americano diz que o Brasil é visto como um local de oportunidades e abertos às mudanças nos seus sistemas elétricos. “A indústria brasileira é favorável à otimização de métodos. Isso gera competitividade e o primeiro passo para avanços nesse sentido são eventos como o ISOMAN”, conclui.

O ISOMAN 2019 é realizado anualmente pela Vegoor Tecnologia Aplicada em Curitiba. Na sua 11ª edição contou também com palestrantes convidados como Dana Myers, nome conhecido do setor elétrico nos EUA e fundador da Myers EV, que está desenvolvendo veículos elétricos de baixo custo para uso pessoal e comercial, e Daniel Staiger, da WIKA Group da Alemanha, que trouxe atualizações sobre o monitoramento online de subestações GIS - SF6 (subestações que utilizam da tecnologia do isolamento do gás de efeito estufa SF6).

“Muitos dos participantes vem de outros estados para acompanhar o evento, justamente por termos convidados especiais que são referência na área”, comenta Paulo Fernandes, diretor da Vegoor Tecnologia. “Compartilhar experiências com esses profissionais, com outros pesquisadores e estudantes é o grande objetivo. Todos saem capacitados para buscar avanços tecnológicos para o setor”, completa.

Ler matéria completa
Indicados para você