[ editar artigo]

Fada das Mãos ensina crianças a prevenir gripe

Fada das Mãos ensina crianças a prevenir gripe

Alunos da educação infantil aprendem, de forma lúdica, sobre a importância de lavar as mãos. Campanha de vacinação acontece nesse sábado no Colégio

Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para reduzir a incidência e disseminação da gripe e outras doenças infectocontagiosas, especialmente entre as crianças. Pensando nisso, o Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba (PR), está promovendo uma ação com os alunos da Educação Infantil para incentivar o hábito de forma prática e divertida.

Num espaço decorado com tecidos e com almofadas dispostas em roda no chão, alunos com idade de 1 a 6 anos são recebidos pela enfermeira Meira Marques, que se veste de fada para mostrar, de forma lúdica, como é importante conhecer a forma correta de lavar das mãos. Os movimentos de esfregar as mãos, os dedos, as unhas, o polegar e o punho são acompanhados de falas e sons imitando o barulho de água.

Além de mostrar como utilizar água e sabão para a melhor higienização, Meira explica sobre a importância de ter garrafinhas de água individuais e como higienizá-las. Ao compartilhar uma garrafinha, por exemplo, é possível pegar gripe e outras viroses respiratórias. “Esta atividade de conscientização é importante para que os alunos compreendam que cuidar de si mesmo é cuidar do outro também”, reforça Meira.

Essa já é a quinta vez que o Colégio realiza a ação. Nos anos anteriores foi observada uma redução significativa dos números de casos de gripe entre os alunos e as faltas também diminuíram.

Entre as principais orientações da Fadinha das Mãos estão:

- não compartilhar copos e garrafas de água. Dessa forma evita-se  a disseminação de doenças contagiosas como a gripe, por exemplo.

- não encostar a boca em bebedouros e lugares compartilhados. Assim como as garrafinhas, esses locais podem estar contaminados.

- sempre lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro. Além de manter esse hábito, é importante também lavar corretamente as mãos, incluindo as unhas, o dedão e o espaço entre os dedos.

- tossir na parte de dentro do cotovelo também é recomendado para evitar a disseminação da gripe.

Prevenção

Crianças até seis anos estão entre os grupos prioritários nas campanhas de vacinação contra a gripe, que devem começar mais cedo este ano na rede pública. O período previsto será de 10 de abril a 31 de maio, cerca de 15 dias antes do início estabelecido em anos anteriores, conforme informou o Ministério da Saúde. 

No Colégio Marista Santa Maria, os professores, colaboradores, alunos e familiares podem receber a vacina contra o vírus da gripe em abril, no sábado, 13.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você