[ editar artigo]

Exposição “Guarda-Me Chuva” de Oswaldo Fontoura Dias, na Kaiut Yoga

Exposição “Guarda-Me Chuva” de Oswaldo Fontoura Dias, na Kaiut Yoga

 

O artista Oswaldo Fontoura Dias-Crédito: Divulgação

Com curadoria das artistas Carla Schwab e Ana Lecticia Mansur, a Kaiut Yoga, recebe a exposição “Guarda-Me Chuva” do artista Oswaldo Fontoura Dias.

O artista Oswaldo Fontoura Dias entre as curadoras: Ana Lecticia Mansur e Carla Schwab - Crédito: Divulgação

Sobre a mostra:

A arte e o descarte urbano desafiam o sentido de tudo e se relacionam muito bem no século XXI. Se no passado ambos tinham bem definidos seus significados, em certo momento da era moderna esses conceitos se transformam e o lixo pode virar arte e assim sinaliza para novas ideias, alertas e percepções estéticas.

A conscientização em questões de responsabilidade social e sustentabilidade são contextos foco no labore do artista e designer Oswaldo Fontoura Dias, que apresenta na sua recente produção a integração do descarte urbano em assemblage e acrílicas sobre prancha rígida, como uma forma de reflexão e de compreensão do consumo e o destino de embalagens e resíduos gerados pelo ser humano, o qual se defende dos mesmos através do icônico guarda-chuva, um simples objeto que nos bidimensionais de Oswaldo interage com as figurações e tenta abrigá-las de uma enxurrada de resíduos. Em “Guarda Me Chuva”, o artista enfatiza em seu trabalho um grito de alerta para não sobrecarregarmos a natureza, mas sim devolver ao meio, obras de arte repletas de questionamentos sobre a cultura consumista.

Sobre o Artista:

Oswaldo Fontoura Dias é curitibano, graduado em Desenho industrial pela UFPR, tendo freqüentado diversos cursos artísticos em Ateliers, Museus e Centro de Criatividade de Curitiba. Desde 1985 tem participado de mostras individuais, coletivas e salões de arte. Suas obras ilustram livros de arte, agendas e calendários, com acervos no Brasil e no exterior. É mentor de vários projetos relacionados à cultura, destacando o design da araucária iluminada do Palácio Iguaçu. Seu trabalho é citado no dicionário das Artes Plásticas no Paraná, de Adalice Araujo.

SERVIÇO:

Exposição: “Guarda-Me Chuva” de Oswaldo Fontoura Dias

Local: Kaiut Yoga

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1632 - Praça Espanha

Curitiba-PR

Telefone: 41 3232-4216

Visitação: 25/09 a 31/12/2019

Horário: Livre

Crédito: Carla Schwab

Crédito: Carla Schwab

Amo Curitiba
Eloir Jr.
Eloir Jr. Seguir

Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.

Ler conteúdo completo
Indicados para você