[ editar artigo]

Exposição fotográfica“Ignis” de Gustavo Takahashi, no Empório Mineiro Cheirin Bão-Curitiba-Centro

Exposição fotográfica“Ignis” de Gustavo Takahashi, no Empório Mineiro Cheirin Bão-Curitiba-Centro

O Espaço Cultural Luiz Felix, anexo ao charmoso Empório Mineiro, recebe a exposição fotográfica “Ignis” do artista Gustavo Takahashi. Com curadoria do casal de artistas, Carla Schwab e Eloir Jr., a mostra acontece até outubro/2019.

Panorama expositivo-Crédito: Carla Schwab

A criação da imagem fotográfica, desde o francês Niépce no século XIX, e adotada como instrumento também no campo da arte, onde luz e contraste são efeitos visuais que a definem, são obtidos como resultado de uma alquimia realizada para fixá-la em superfícies sensibilizadas por ácidos. Todo este processo técnico e artístico, compõe a recente produção de Takahashi, que de forma sui generis, interfere na captura e finalização de suas imagens, ressignificando-as. Utilizando-se de inusitados recursos, como uma meia calça sobre as lentes, cianotipia e impressão a partir do negativo, o artista revela em hue sépia, frações da arquitetura histórica curitibana, suas paisagens e vida urbana, finalizando num ato Nérico, uma incineração proposital dos elementos contemporâneos de cada imagem, evidenciando uma nostálgica e vintage capital das Araucárias, renascida pós Ignis.

Primeira fotografia: Paço da Liberdade-Segunda fotografia: Rua São Francisco

Crédito: Gustavo Takahashi 

Niépce-Joseph Nicéphore Niépce foi um inventor francês responsável por uma das primeiras fotografias em 1826.

Hue-Em inglês, matiz. Um dos elementos de cor em linguagem fotográfica.

Ignis- Fogo em latim.

O artista e suas obras-Crédito: Carla Schwab

Sobre o artista:

Radicado em Curitiba, Gustavo Takashi é natural de Paranavaí-PR. Cursou Engenharia Elétrica, frequentou a Escola de Fotografia Portfolio, e atualmente é graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná. Imerso no universo artístico, e no eterno processo do auto conhecimento, Takahashi frequenta os cursos de desenho artístico e pintura no ateliê da artista visual Carla Schwab, onde também auxilia em montagens e curadorias de exposições as quais participa. Suas vivências no exterior acrescentaram-lhe bagagem cultural, e parte dela, exterioriza em seus trabalhos fotográficos com interferências distintas e contemporâneas. Em 2019 participou da 17a. Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram.

Da esquerda para direita, o artista fotográfico Takahashi e o casal de artistas curadores da mostra, Carla Schwab e Eloir Jr.

 

Serviço:

Exposição fotográfica “Ignis” de Gustavo Takahashi

Local: Espaço Cultural Luiz Felix – Empório Mineiro Cheirin Bão

Rua Emiliano Perneta, 421

Centro-Curitiba-PR

Visitação: até Outubro/2019

de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h

sábados, das 9h as 15h

Telefone: 41 3359-3524

 

Amo Curitiba
Eloir Jr.
Eloir Jr. Seguir

Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.

Ler conteúdo completo
Indicados para você