[ editar artigo]

Espaço Histórias Grupo Boticário, inaugura a exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil"

Espaço Histórias Grupo Boticário, inaugura a exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil

Crédito: Katia Velo

Na tarde de 11/03, o Espaço Histórias Grupo Boticário recebeu os artistas paranaenses que compõem com suas obras a mostra “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”. Os mesmos concederam entrevistas a assessoria de imprensa do Grupo e puderam explanar um pouco sobre suas criações, o conceito de suas obras e a importância da coletânea.

Entrevista com o Artista e coordenador da mostra,  Eloir Jr.

Crédito: Katia Velo 

Entrevista com a Artista e coordenadora da mostra, Carla Schwab.

Crédito: Katia Velo 

Entrevista com o Artista e designer  Oswaldo Fontoura Dias.

Crédito: Katia Velo 

“Para nós artistas paranaenses, é um imenso orgulho podermos estar presentes com nossos trabalhos em tão importante Espaço, o gigante Grupo Boticário é um orgulho para nós brasileiros e, principalmente aos cidadãos paranaenses, pois nasceu na nossa terra e, ascende a cultura, a diversidade, bem como diversos aspectos sociais. Agradeço muitíssimo a equipe do Espaço Histórias e coloco que foi muito importante a vivência dos relatos de nossos trabalhos”, comenta Eloir Jr., artista e coordenador da mostra.

Crédito: Grupo Boticário

Sobre a exposição:

Criada para a 16a. Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, a mostra em itinerância cultural já foi apresentada no Espaço Cultural IPO em Curitiba, na Casa da Cultura de Colombo-PR, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa-PR, Museu Municipal Atílio Rocco em SJP-PR e, está em cartaz de Março a Maio de 2019 no Espaço Histórias Grupo Boticário, onde homenageia o dia internacional da Mulher, aniversário do Espaço Histórias e brinda o Jubileu de Prata Dourada(42 anos) do Grupo Boticário.

A mostra busca resgatar a memória cultural que enriquece há séculos a expressão negra e, cada obra conta com um QR Code (endereço eletrônico) com o qual o público poderá obter informações complementares a respeito dos artistas e dos trabalhos produzidos por meio do aparelho celular ou outro dispositivo móvel.

Obras - crédito: Eloir Jr.

Obras

Fortes e liberais, artistas e guerreiras, amas de leite, escritoras, ativistas, mães e religiosas, todas as mulheres negras são muito bem retratadas em diferentes linguagens, técnicas e percepções artísticas de Ana Lectícia Mansur, Ari Vicentini, Bia Ferreira, Carla Schwab, Cecifrance Aquino, Celso Parubocz, EloirJr., Katia Velo, Kezia Talisin, Luciana Martins, Luiz Felix, Marcio Prodocimo, Oswaldo Fontoura Dias, Raquel Frota e Tania Leal.

“Esta exposição tem como objetivo provocar a reflexão do visitante”, destaca Eloir Jr.

Serviço:

Exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”

Data: de Março a Maio de 2019

Local: Espaço Histórias Grupo Boticário

Endereço: Avenida Rui Barbosa, 4110

Parque da Fonte

São José dos Pinhais-PR

Amo Curitiba
Eloir Jr.
Eloir Jr. Seguir

Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.

Ler matéria completa
Indicados para você