[ editar artigo]

Espaço Cultural IPO participa da 17ªSemana Nacional de Museus, inaugurando a exposição Woodstock 50

Espaço Cultural IPO participa da 17ªSemana Nacional de Museus, inaugurando a exposição Woodstock 50

Crédito: Carla Schwab

Crédito: Carla Schwab

O Espaço Cultural do hospital recebe exposição em celebração aos 50 anos de festiva de Woodstock; as obras foram produzidas por destacados artistas plásticos de Curitiba

Obra: Woodstock...Fui de Kombitiba! Do artista Eloir Jr.-Crédito: Carla Schwab

Obra: Woodstock Pop, de Oswaldo Fontoura Dias-Crédito: Carla Schwab

Os fãs do rock and roll dos anos 60 e 70 poderão aproveitar um pouco mais dos artistas que marcaram época: o Espaço Cultural IPO – localizado dentro do Hospital IPO, no bairro Água Verde recebe a mostra cultural intitulada Woodstock 50, em celebração aos 50 anos do histórico festival e marco da contracultura. O evento faz parte da programação da 17ª Semana Nacional de Museus (Ibram) e estará aberto ao público até o próximo dia 13 de junho.

Retrato de Jimi Hendrix, do artista Ari Vicentini. Crédito: Carla Schwab

Com obras inéditas e por meio de diversas linguagens, as produções dos artistas retratam a arte dos hippies, com a psicodelia característica e, sobretudo, a inspiração oriunda da música. As obras dispostas no espaço, que tem a curadoria do casal de artistas visuais Carla Schwab e Eloir Jr.

“Nosso objetivo é promover ainda mais a cultura e proporcionar um espaço harmônico, tanto para os pacientes como para os profissionais. Além disso, temos, também, a oportunidade de valorizar e incluir novos artistas”, declara João Luiz Garcia de Faria, diretor técnico do Hospital.

QR code da exposição Woodstock 50

Para que o público tenha mais informações, tanto dos artistas, como dos trabalhos e do movimento, todas as obras possuem um QR Code, que pode ser acessado pelo celular. Entre os artistas, estão: Ana Lectícia Mansur, Ari Vicentini, Bia Ferreira, Carla Schwab, Celso Parubocz, Eloir Jr., Gustavo Takahashi, Katia Velo, Kézia Talisin, Luciana Martins, Luiz Felix, Oswaldo Fontoura Dias, Roberto Mattar e Tânia Leal.

Dr. João Luiz Garcia de Faria, recebe a obra "Minha Alma Canta" da artista carioca Sonia Madruga. Entregue pelos artistas coordenadores do Espaço Cultural, Ana Lectícia Mansur, Carla Schwab e Eloir Jr.-Crédito: Katia Velo 

Homenagem

Durante a abertura da exposição, que ocorreu nesta segunda-feira (13), o diretor do Hospital foi agraciado com uma tela da conceituada artista plástica carioca, Sonia Madruga, que participou da 12ª Primavera de Museus, também no Espaço Cultural IPO.

Sobre o Espaço Cultural IPO:

Fundado há 4 anos, o Espaço Cultural IPO localiza-se na sede principal do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR, e tornou-se uma referência artística, humana, de sociabilização e inclusão social que valoriza a produção artística, procurando humanizar através da arte os que ali trabalham ou vem em busca de saúde. Em 2017, durante as comemorações dos três anos de fundação do Espaço Cultural, a Instituição que o sedia também comemorou 25 anos, e em alusão a estas datas, lançou um livro artístico bilíngue catalogando os artistas que por lá apresentaram seus trabalhos.

Imagem: Divulgação

Sobre o Hospital IPO

O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do país, mais de seis centros de tratamento, estrutura educacional voltada para a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 30 unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina.

O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, ofertando consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde.

www.hospitalipo.com

Serviço:

Exposição “Woodstosk 50” - 17a.Semana Nacional dos Museus/IBRAM

De: 10/05 a 13/06/2019 - Horário Livre

Local: Espaço Cultural IPO

Endereço: Rua Goiás, 60 - Água Verde

Térreo

41 – 3314-1500

Curitiba-PR

Entrada franca

Artista Ana Lectícia Mansur, coordenadora do Espaço Cultural IPO-Obra: Túnel do Tempo-Crédito: Katia Velo

Carla Schwab e Eloir Jr., coordenadores do Espaço Cultural IPO-Crédito: Katia Velo

 


 

Amo Curitiba
Eloir Jr.
Eloir Jr. Seguir

Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.

Ler conteúdo completo
Indicados para você