Amo Curitiba
Amo Curitiba
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários

Escola realiza torneio de xadrez online entre estudantes do Ensino Fundamental

Escola realiza torneio de xadrez online entre estudantes do Ensino Fundamental
Assessoria de imprensa
ago. 18 - 3 min de leitura
000

Com cerca de 80 inscritos, 1º Campeonato Online de Xadrez da Escola Atuação será realizado de 17 a 19 de agosto; estudos comprovam que esporte ajuda a aumentar o QI de crianças

Thiago Dantas: aluno campeão do 3º ano

Ser educador em 2020 é, constantemente, buscar formas de reinventar conteúdos que interessem e transmitam conhecimento às crianças. Pensando nisso, professores da Escola Atuação criaram o 1º Campeonato Online de Xadrez, que será disputado entre 17 e 19 de agosto por cerca de 80 participantes do Ensino Fundamental da instituição, do 2º ao 9º ano.

Idealizador do projeto ao lado do educador Helio Machado, o professor de educação física da Escola Atuação, Paulo Roberto de Oliveira Filho, enaltece que o campeonato será uma forma, também, de aproximar os jovens nesse momento. “O xadrez, comprovadamente, é um esporte que desenvolve o raciocínio analítico e estimula a criatividade”, pontua ele. “Paralelamente, serve como uma ponte de socialização durante a disputa”.

De acordo com um estudo realizado pela universidade australiana Flinders University, o xadrez é um esporte que tem impacto direto no aumento de QI e confiança. Mais que isso: publicações científicas como o New England Journal já demonstraram que a prática pode prevenir doenças como o Alzheimer.

Disputa online pela plataforma lichess.org

O torneio será realizado utilizando a plataforma gratuita lichess.org, com partidas com duração de 45 minutos entre estudantes da mesma turma. Os jogos serão disputados na modalidade Rapid 10: 10 minutos de tempo para cada competidor tentar o xeque mate no seu adversário. Sem eliminação, a ideia é que todos os jogadores se enfrentem durante 45 minutos para que, no fim, o vencedor seja o jogador com a maior pontuação. E, é claro, haverá premiação.

“Nós premiaremos o vencedor com uma medalha”, afirma Paulo, que reforça que a Escola Atuação segue respeitando as normas de distanciamento social e, portanto, entregará o prêmio com a segurança exigida para o momento.

 

Serviço

1º Campeonato Online de Xadrez da Escola Atuação

17 a 19 de agosto

Turmas:
2° ano - Dia 17/08 - Horário: 18:00 às 18:45

3° ano - Dia 17/08 - Horário: 19:00 às 19:45

4° ano - Dia 18/08 - Horário: 18:00 às 18:45

5° ano - Dia 18/08 - Horário: 19:00 às 19:45

6° e 7° ano - Dia 19/08 - Horário: 18:00 às 18:45

8° e 9° ano - Dia 19/08 - Horário: 19:00 às 19:45

CONTATO: Prof. Paulo Filho - 41 99552-0591


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você