[ editar artigo]

Eloir Jr. assina sua 1ª fine art para o Projeto Cultural do Hospital IPO

Eloir Jr. assina sua 1ª fine art para o Projeto Cultural do Hospital IPO

Divulgação

Humanizar através da expressão artística, é o preceito institucional do Hospital IPO, que objetiva a inclusão e, transumanar com arte os que lá trabalham ou vem em busca de saúde.

O projeto cultural IPO, vem somar e prestigiar a arte produzida in loco, convidando o artista plástico curitibano Eloir Jr. para que retratasse em sua linguagem pictórica, peculiaridades e sua visão sob a capital dos Paranaenses. Eloir Jr. criou em acrílicas sobre tela a obra "O Passeio das Matrioshkas", que foi repoduzida em Fine Art pela Penumbra-Impressão em Fine Art, com tiragem exclusiva e assinada. O artista relata que matrioshkas e babushkas compõem sua assinatura artística, em menção aos imigrantes eslavos que colonizaram o Paraná, e que este trabalho exlusivo inicia a série em que representa os tradicionais guarda-chuvas estampados em petit-pavê pinhão, que simbolizam as rosáceas do calçamento da mais famosa rua de Curitiba, a XV de novembro.

Participam também do projeto, as artistas: Ana Carolina Garcia de Faria, Ana Lecticia Mansur e Carla Schwab.

Nesta demonstração de amor ao nosso Estado, a instituição que admira e incentiva a arte, menciona aos contemplados com cada obra: "Leve contigo este presente e um pouco da Terra das Araucárias".

O Passeio das Matrioshkas, por Eloir Jr. - Divulgação

Fine Art

É uma tecnologia de impressão que utiliza tintas à base de pigmentos minerais, papéis especiais, visando a longevidade do material impresso. Desta forma a conservação e preservação segue as exigências museológicas, ultrapassando 150 anos sem degradação do papel e dos pigmentos, desde que conservados em condições adequadas de luz e umidade.

Eloir Jr. é artista plástico curitibano, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná e colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista. Há mais de duas décadas é estudioso das etnias europeias que colonizaram o Paraná, com ênfase na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde expressa sua assinatura artística, as tradicionais matrioshkas, em harmonia com ícones paranaenses.

Amo Curitiba
Eloir Jr.
Eloir Jr. Seguir

Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.

Ler matéria completa
Indicados para você