[ editar artigo]

Educação no trânsito: projeto de escola de Curitiba transforma alunos em agentes por um dia

Educação no trânsito: projeto de escola de Curitiba transforma alunos em agentes por um dia

Através da educação é possível formar cidadãos mais conscientes e preparados para compreender os elementos e situações vivenciadas no trânsito. Com essa missão, a Escola Atuação (Curitiba) desenvolve há alguns anos o projeto “A Tua Ação Positiva no Trânsito”, que conscientiza as crianças sobre as regras de circulação e também contribui na formação de cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida.

Durante a Semana Nacional do Trânsito no Paraná, os alunos do Infantil 5 se tornarão agentes por dia. Com o bloquinho de notificações em mãos, eles aplicam multas simbólicas nos pais e motoristas que transitam na rua em frente a instituição e não obedecem às regras e normas de trânsito.

Os uniformes dos pequenos agentes – com a pintura de um semáforo – foram confeccionados por eles mesmos, assim como os panfletos com dicas de conscientização. “Durante toda a semana teremos atividades voltadas à questão do respeito no trânsito, importância do uso da cadeirinha e segurança nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de motorista”, enfatiza a psicopedagoga e diretora da escola, Esther Cristina Pereira.

As crianças, que têm em média 4 e 5 anos, chamam a atenção dos motoristas para a necessidade de respeitar a faixa de pedestre, não ultrapassar os limites de velocidade, usar cinto de segurança e não dirigir alcoolizado, por exemplo. “Os ensinamentos sobre educação no trânsito devem começar nas séries iniciais, aliando teoria e prática. Muitas vidas poderão ser poupadas se o motorista colocar em prática lições como essas que ensinamos para as crianças”, afirma a psicopedagoga.

 

SERVIÇO

Semana do Trânsito na Escola Atuação

Quando: de 23 a 27 de setembro

Local: Unidade Santa Quitéria (Rua Prof. Ulisses Vieira, 2.809) | Unidade Boqueirão (Rua Paulo Setúbal, 3.120)

 

Sobre a Escola Atuação

Com duas sedes, localizadas nos bairros Santa Quitéria e Boqueirão, a Escola Atuação é referência em Curitiba por seu projeto pedagógico diferenciado, que aposta na criatividade e na responsabilidade para oferecer um ensino completo a seus estudantes, que vão do Maternal I ao nono ano do Ensino Fundamental, há mais de 30 anos. A instituição oferece aulas de informática, judô/dança, culinária, jardinagem e atividades na Cidade Mirim, construída no próprio terreno da escola, e ainda uma fazenda localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Saiba mais: www.escolaatuacao.com.br 

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você