[ editar artigo]

Consórcio imobiliário: uma ferramenta para educação financeira

Consórcio imobiliário: uma ferramenta para educação financeira

Planejamento e metas claras são estratégias para conquistar reserva econômica, e o consórcio imobiliário é uma alternativa inteligente para quem quer segurança e um ‘pé de meia’.

Um bom planejamento financeiro requer mudanças que passam pela maneira de gastar a para onde destinar o dinheiro. Esse processo de educação com o bolso faz com que projetos como o de adquirir um imóvel, por exemplo, se tornem possíveis e sejam concretizados de forma programada e sem percalços.

Nesse contexto, o consórcio imobiliário tem sido um aliado forte, seguro e inteligente do brasileiro. Levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostra que de janeiro a outubro deste ano o sistema de consórcios chegou a 7,35 milhões de consorciados ativos. O destaque ficou com o segmento imobiliário, onde os negócios avançaram em mais de 30%, enquanto as vendas de novas cotas cresceram mais de 20%. No acumulado do ano, o volume de participantes ativos, que se aproxima do milhão de adesões, atingiu 979,17 mil, 11,6% mais que os 877 mil do mesmo mês em 2018.

Consórcio e planejamento podem ser encarados como sinônimos. A modalidade funciona como uma ‘poupança programada’, ideal para quem não tem disciplina para guardar dinheiro. No consórcio de imóveis, a pessoa assume o compromisso de pagar parcelas mensais, que serão revertidas em um patrimônio futuro.

 

Consórcio imobiliário: educação financeira como essência

Criado há mais cinco décadas, o consórcio tem como essência e diferencial a educação financeira. E o brasileiro está cada vez mais consciente da necessidade do planejamento para a aquisição de bens e serviços.

A modalidade conta com planos para os mais diferentes perfis de clientes, disponibilizando crédito e parcelas de acordo com necessidades e orçamentos específicos. Pioneira e uma das líderes de mercado no segmento de imóveis, a Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário não para de crescer. A empresa, que já comercializou mais de R$ 2 bilhões em créditos em 2019, está em processo de expansão nacional e deve chegar a 180 unidades em todo país até 2026.

O boom mostra como a modalidade deixou de ser tendência e virou realidade. Segundo Tatiana Schuchovsky Reichmann, diretora-presidente da Ademilar, o consórcio se tornou uma escolha certeira e inteligente de negócio. “O crédito pode ser usado para comprar um imóvel, no Brasil ou no exterior, para moradia ou investimento. Uma das possibilidades é alugar o bem e garantir renda extra”, explica a executiva.

Com o objetivo de auxiliar no planejamento financeiro pessoal e familiar, a Ademilar disponibiliza uma planilha exclusiva, fácil de ser utilizada e gratuita. Conheça mais sobre a modalidade fazendo o download do e-book “Entenda por que o consórcio também é para você”.

Ler conteúdo completo
Indicados para você