[ editar artigo]

Concurso internacional de tiramisù desafia confeiteiros amadores

Concurso internacional de tiramisù desafia confeiteiros amadores

Etapas do Paraná e Santa Catarina da Tiramisù World Cup 2023 fazem parte do festival de cultura italiana Mia Cara

As cidades de Curitiba e Joinville já estão recebendo inscrições para a pré-seleção Brasil da Tiramisù World Cup 2023. Evento único do gênero, a competição desembarca em agosto nos estados do Paraná e Santa Catarina. No desafio mais doce do mundo, confeiteiros amadores preparam a popular sobremesa italiana à base de café e queijo mascarpone. Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento https://tiramisuworldcup.com/pt-br/pre-selecao-brasil-2022/  . 

A etapa do Paraná será realizada em Curitiba, na unidade de gastronomia do Centro Europeu. A prova será realizada no dia 6 de agosto, sob supervisão do chef italiano Massimiliano Morabito, da Osteria Capitolina. A cidade de Joinville vai hospedar a etapa de Santa Catarina, em 13 de agosto, no Centro de Cultura Dante Alighieri. A programação completa com endereços e horários está disponível no site oficial.

Em 2022, os vencedores ganharão uma Cooking Class online exclusiva com os campeões mundiais, além de terem acesso direto às próximas provas a serem realizadas no Brasil em 2023. Podem participar confeiteiros amadores e maiores de 18 anos, sem atuação profissional no setor de gastronomia. A avaliação dos candidatos deve preencher requisitos como a prática de execução da receita, o equilíbrio da montagem, a aparência, o sabor, a harmonia e a intensidade do paladar.

Receita Clássica - A banca de jurados irá avaliar a receita original do tiramisù clássico. Os concorrentes deverão usar, obrigatoriamente, seis ingredientes: biscoitos savoiardi, café, açúcar, queijo mascarpone, ovos e cacau. Não serão permitidos itens adicionais nem bebidas alcoólicas. Todos os ingredientes obrigatórios serão fornecidos pela organização do evento, bem como o prato no qual o doce será servido. 

A Pré-seleção Brasil é organizada pela Tiramisù World Cup e pelo site Jardim Italiano - (www.jardim.it ). O evento acontece em parceria com a Natural Café, de Curitiba, além de patrocínio da empresa alimentícia italiana Matilde Vicenzi e da Calimp Importadora, de São Paulo. Conta ainda com apoio institucional do Consulado Italiano do Paraná e de Santa Catarina, da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, além da FIC Brasile – Federazione Italiana Cuochi e a Tiramisù Academy Brasil.

Sobre o Mia Cara 2022 - Com o mote “Salute a Tutti” (saúde para todos), a décima edição do Mia Cara 2022 retorna com eventos presenciais, de 02 a 11 de setembro, nas cidades de Curitiba, Florianópolis, Criciúma, Jaraguá do Sul e Colombo (PR). Durante dez dias, o festival oferece uma rica programação cultural com festivais de cinema, teatro, danças folclóricas, apresentações musicais, exposições, ações de gastronomia, turismo e esportes.

Realização, apoios e patrocínios - Com patrocínio da Havan, Santa Maria Papel e Celulose, Celepar e Sanepar. A realização do evento é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e pela ONG Unicultura por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura com apoio da ENIT, ITALOCAM – Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Sociedade Garibaldi, Sistema SESC Fecomércio Paço da Liberdade, Museu Oscar Niemeyer, Solar do Rosário, Comites Paraná e Santa Catarina, UFPR, Shopping Itália, Centro Cultural Dante Alighieri Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura - Icac, e Cine Passeio.

Serviço

Pré-seleção Brasil para a Tiramisù World Cup 2023
Paraná: 6 de agosto – Santa Catarina: 13 de agosto
Inscrição gratuita
Prazo: enquanto houver vagas
Regulamento em https://tiramisuworldcup.com/pt-br/regras/
Inscrições: https://tiramisuworldcup.com/pt-br/pre-selecao-brasil-2022/

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você