[ editar artigo]

Como prevenir a fadiga ocular seguindo a regra 20-20-20

Como prevenir a fadiga ocular seguindo a regra 20-20-20

O tempo excessivo de telas pode causar a "vista cansada". O oftalmologista Luiz Eduardo de Aguiar Marques explica uma maneira simples e eficaz para descansar os olhos

O tempo de tela é um grande problema nos dias de hoje. Você provavelmente passa um bom número de horas olhando para telas, no computador no trabalho e em casa, no smartphone, na televisão e outros dispositivos digitais. Olhar muito para as telas pode levar ao ressecamento dos olhos e à fadiga ocular. Isso causa desconforto, sensação de ardência e cansaço no final do dia por conta do olho seco. Mas existe a regra 20-20-20 que pode te ajudar.

Qual é a regra 20-20-20?

O oftalmologista e especialista em Retina do Eco Medical Center, Dr. Luiz Eduardo de Aguiar Marques explica como a regra funciona:

Basicamente, a cada 20 minutos gastos usando uma tela, você deve tentar desviar o olhar para algo que está a 6 metros de distância de você (ou 20 pés) por um total de 20 segundos. Isso porque leva cerca de 20 segundos para seus olhos relaxarem completamente.

Não é preciso ter uma fita métrica, busque apenas tentar se concentrar em algo longe de você. Considere olhar pela janela para um objeto que parece distante, como uma árvore ou um prédio do outro lado da rua. Se você trabalha em um espaço pequeno, tente caminhar ao ar livre ou em uma área maior onde possa descansar os olhos.

Enquanto você descansa os olhos, também é uma boa ideia se levantar e tomar um copo de água para se manter hidratado. Se seu corpo estiver hidratado, seus olhos também estarão. 

Que tal se lembrar de fazer isso a cada 20 minutos?

Definir um lembrete cronometrado pode ajudá-lo a fazer uma pausa a cada 20 minutos. Também existem aplicativos gratuitos como o Eye Care 20 20 20 que podem auxiliar.  

O que Academia Americana de Oftalmologia diz sobre o uso excessivo de telas?

Olhar para dispositivos digitais não necessariamente prejudicará sua visão. Mas pode causar tensão e sintomas desagradáveis. As pessoas normalmente piscam cerca de 15 vezes por minuto. Ao olhar para as telas, esse número diminui para metade ou um terço com frequência. Isso pode levar a olhos secos, irritados e cansados. A fadiga ocular causada por telas tem seu próprio nome. Chama-se síndrome da visão computacional (CVS). Por isso, fazer pausas frequentes para olhar objetos distantes durante o tempo de tela diminuiu significativamente os sintomas de fadiga ocular. 

A regra vale para crianças?

As crianças normalmente não percebem a fadiga ocular tanto quanto os adultos. Como resultado, o tempo de tela das crianças deve ser monitorado de perto pelos cuidadores. Outro fator importante a ser considerado é que a exposição intensa aos eletrônicos pode levar ao desenvolvimento e agravamento de casos de miopia nas crianças, que podem ser irreversíveis. A miopia é um distúrbio da visão definido principalmente pela dificuldade de enxergar a distância devido a alterações provocadas no globo ocular. 

Segundo o especialista, o uso deve ser reduzido e intercalado com outras atividades ao ar livre diante da luz do sol, uma das coisas que inibem o aumento da miopia.

Quais são os sintomas da fadiga ocular?

Ter os olhos doloridos, cansados, queimando ou com coceira são os principais sintomas da fadiga ocular. Outros sintomas incluem: olhos secos, olhos marejados, visão embaçada, visão dobrada, dores de cabeça, dor no pescoço, ombros ou costas, sensibilidade à luz, dificuldade de concentração, dificuldade em manter os olhos abertos.  Embora esses sintomas provavelmente apontem para fadiga ocular, é uma boa ideia relatar quaisquer alterações em sua visão ou saúde ocular ao seu oftalmologista.

Sobre o Eco Medical Center: Com inauguração prevista para abril de 2022, será o primeiro complexo médico no Brasil com gestão centralizada e 100% voltado para a locação de espaços voltados à saúde. O empreendimento terá um mix com mais de 30 especialidades médicas que vão facilitar a vida dos pacientes que poderão cuidar da saúde de forma preventiva em um só lugar, inclusive com a realização de exames e cirurgias de baixa e média complexidade.

Rua João R. Schenker, 70 - Água Verde, Curitiba/PR

Mais informações: www.ecomedicalcenter.com.br

Instagram: @ecomedicalcentercwb

Facebook: www.facebook.com/ecomedicalcuritiba/

Ler conteúdo completo
Indicados para você