[ editar artigo]

Como os conselhos profissionais qualificam o estudante para o mercado de trabalho

Como os conselhos profissionais qualificam o estudante para o mercado de trabalho

Para especialista, ser registrado em conselho profissional é atestado de qualidade técnica

Os conselhos trabalhistas surgiram ao longo dos anos para proteger o bom profissional e assegurar a qualidade de serviços fundamentais para a sociedade civil. Cabe a eles fiscalizar, regulamentar e garantir direitos e deveres dos trabalhadores de terminadas áreas. Dentre os principais conselhos regulamentadores das profissões, encontra-se o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), responsável por fiscalizar as atividades profissionais de agronomia, engenharia, meteorologia e geologia, além das atividades dos tecnólogos e das várias modalidades de técnicos industriais de nível médio. 

Além disso, o registro no Crea permite que o profissional emita a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) – documento exigido para qualquer obra ou serviço de engenharia e agronomia ou atividades relacionadas – e fique apto para as vagas do mercado de trabalho, tendo em vista a exigência do registro para contratação por parte de determinadas empresas e alguns concursos públicos. Tudo isso faz parte de iniciativas que protegem o profissional ético e habilitado, ao mesmo tempo que garantem um serviço de excelência para a população.

Diante disso, no último mês de março, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro Internacional Universitário Uninter obteve o registro no (Crea). Com isso, o coordenador do curso na Uninter, Rodrigo Silva, explica que “fica comprovado que o aluno faz um curso reconhecido pelo Ministério da Educação e que está exercendo legalmente a profissão, além de demonstrar a seriedade e a qualidade do profissional”.

O coordenador esclarece que, apesar de o curso ter sido cadastrado no Crea do Paraná, ele vale para todo o território brasileiro. “Basta o profissional ir até a delegacia do conselho local munido dos documentos necessários”. Para mais informações basta acessar o site do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) pelo http://www.confea.org.br e pesquisar o Crea do estado desejado.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo Uninter é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a única instituição de ensino a distância (EAD) do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).  Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 210 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 850 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais, acesse uninter.com.

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você