[ editar artigo]

Com novo espaço para aprendizagem, CIEE/PR reforça incentivo à capacitação de jovens

Com novo espaço para aprendizagem, CIEE/PR reforça incentivo à capacitação de jovens

Prédio inaugurado pela entidade, em Curitiba (PR), será utilizado para realização de cursos do Programa de Aprendizagem e iniciativas sociais, como "Família em Ação" e "Jovem em Ação"

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) inaugurou, na última quinta-feira, 18 de novembro, o “Espaço de Capacitação e Cidadania - Sede F. Fernando Fontana”. O prédio de oito andares será utilizado para cursos de capacitação oferecidos pela entidade dentro do Programa de Aprendizagem e iniciativas sociais, como "Família em Ação” e “Jovem em Ação”, com previsão para encontros presenciais a partir de janeiro de 2022.

 Com quase cinco mil metros quadrados, a nova estrutura possui um auditório com 142 lugares, cinco laboratórios de informática para atendimento diário de 300 usuários e 23 salas de aula com capacidade para atender diariamente por volta de 1,2 mil jovens que buscam inserção no mundo do trabalho.

 O presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, destacou que a estrutura reforça o trabalho desenvolvido nas últimas cinco décadas. “Com a entrega desse espaço, dezenas de milhares de jovens - a maioria em situação de vulnerabilidade social - irão usufruir de uma infraestrutura moderna e completa nas muitas iniciativas realizadas para a qualificação visando um futuro mais promissor para cada um deles e suas famílias", afirmou.

O trabalho ofertado pela entidade também foi ressaltado pelo presidente do Conselho Deliberativo e ex-presidente da entidade por quatro mandatos, Fernando Fontana: “O CIEE/PR é uma missão que nos leva a sonhar e trabalhar voluntariamente para transformá-la em realidade. E essa é a principal característica da atuação de conselhos, superintendência, gerência e colaboradores. Todos se dedicam ao progresso dos jovens que recorrem ao CIEE/PR para ingresso no mundo do trabalho.”

 Homenagem

Durante a inauguração, que contou com a presença do presidente Nacional do CIEE, José Augusto Minarelli, o senador Oriovisto Guimarães recebeu o "Troféu Personalidade CIEE/PR - 2021” pelo incentivo à educação e serviços prestados à comunidade. “É uma satisfação muito grande ser reconhecido pelas pessoas da cidade onde sempre vivi. E sempre digo que, por meio do trabalho, a gente transforma o mundo e se transforma. O CIEE ajuda o ser humano naquilo que é essencial na vida de todos nós, que é ligar as nossas mãos com a nossa alma, o nosso ser com o nosso fazer. O CIEE ajuda os jovens a unir a teoria à prática”, comentou o senador.

Programas sociais e de aprendizagem

O Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo CIEE/PR auxilia na inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho e empresas no cumprimento das cotas obrigatórias para contratação de aprendizes, estabelecidas entre 5% e 15% em relação ao total de funcionários. Em 15 anos de atuação, mais de 25 mil jovens do Paraná foram beneficiados pelo programa.

Desenvolvido em todo o estado, a iniciativa promove uma formação que alia capacitação teórica à prática e oferta cursos nas áreas de Serviços Administrativos, Produção Industrial; Comércio e Varejo; Varejo e Supermercado e Telesserviços/Telemarketing. O programa é destinado a estudantes com idades entre 14 e 24 anos — ou a pessoas com deficiência (PCD) a partir de 14 anos. Para participar é necessário que o jovem esteja cursando os últimos anos do Ensino Fundamental, Médio ou Superior de instituição pública ou seja bolsista de instituição privada que atende prioritariamente, mas não exclusivamente, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em todo o Paraná, a entidade também desenvolve o programa social "Jovem em Ação”, oferecido gratuitamente com objetivo de promover a capacitação profissional de jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social. O programa promove encontros que incentivam a reflexão sobre temas ligados ao mundo do trabalho e também à cidadania. Além disso, o CIEE/PR também tem integrado familiares dos jovens no processo de formação. O programa gratuito “Família em Ação” reúne os responsáveis pelos estudantes, trazendo assuntos e dinâmicas que ajudam a reforçar vínculos familiares para o desenvolvimento profissional.

O CIEE/PR ainda disponibiliza, em vários municípios do Paraná, palestras e cursos livres de qualificação e atualização profissional.

 

Sobre o CIEE/PR

Há mais de 54 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR tem uma média mensal de 25 mil estagiários e 5 mil aprendizes, e já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública. Está registrado nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais de 112 municípios e tem como um de seus propósitos trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social.

 

Legenda: Novo espaço tem 23 salas de aula com capacidade para atender diariamente por volta de 1,2 mil jovens
Créditos: Lening Abdala

Ler conteúdo completo
Indicados para você