[ editar artigo]

Com incentivo ao planejamento financeiro, Sicredi oferece soluções de crédito consciente, seguro

Com incentivo ao planejamento financeiro, Sicredi oferece soluções de crédito consciente, seguro

Associados também contam com solução para pagamento automático de pedágios. Propósito da instituição é levar cada vez mais facilidade e conveniência ao correntista

O início do ano é, para muitas pessoas, a oportunidade de iniciar novas metas e, algumas delas, são ligadas ao planejamento do orçamento para um futuro financeiro mais saudável.  O diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson de Sá, destaca que os bons hábitos com o dinheiro estão relacionados à educação financeira. "É importante desenvolver e aprimorar a consciência sobre os recursos disponíveis, as possibilidades de investimento e as relações de consumo. No Sicredi, incentivamos o hábito de poupar, uma vez que entendemos a importância de guardar recursos para projetos a curto, médio e longo prazos”, analisa. 

A instituição financeira cooperativa vem desenvolvendo projetos de educação financeira para diferentes públicos ao longo dos anos. Em 2020, o Sicredi lançou o programa nacional Cooperação na Ponta do Lápis, uma iniciativa que compartilha práticas de forma positiva, visando transformar a relação dos brasileiros com as finanças pessoais. A instituição mantém ainda uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções, que criou uma série de revistas em quadrinhos e desenhos animados da Turma da Mônica, que aborda assuntos financeiros de maneira lúdica e divertida.

“É importante buscar informações adequadas para evitar enganos, principalmente quando se trata de investimentos, que ainda são uma novidade para muitas pessoas”, afirma o especialista, que ainda comenta os diferenciais da instituição financeira cooperativa em diferentes modalidades: “Associado do Sicredi, ao investir recebe rendimento dos valores aplicados e o direito de participar dos resultados alcançados pela instituição”, explica. 

Com conceito “Forte” pela Fitch Ratings, principal agência de classificação de risco de crédito do mundo, o Sicredi possui um amplo portfólio de produtos, com alternativas que atendem investidores com diferentes perfis: os que buscam maior segurança, até os mais arrojados. “Temos nos destacado em qualidade de gestão de investimentos com diferentes opções, que vão desde a tradicional poupança até investimentos em fundos de renda fixa e variável”, comenta.

Crédito consciente 

O especialista do Sicredi lembra que pessoas que traçaram como meta aquisições com custos mais altos, como a compra de um carro, a reforma da casa ou ainda a instalação de painéis solares, por exemplo, pode contar com a modalidade de crédito consciente, evitando grandes endividamentos. “O Sicredi possui várias opções de crédito e consórcio, que podem ser contratados de acordo com a necessidade e a capacidade financeira do associado. Essa transparência acontece pelo propósito do cooperativismo de crédito, que valoriza o relacionamento e a proximidade para oferecer as melhores soluções, de acordo com cada perfil”, explica Adilson que também indica opções para quitar dívidas mais caras ou para as contas de início do ano: “Existe uma linha de crédito específica para associados que desejam antecipar o pagamento de impostos como IPTU e IPVA, assim como uma opção de crédito para gastos com educação", conclui.

Entre as soluções oferecidas pela instituição financeira cooperativa também estão os seguros para proteção da casa, automóvel e familiar, operados pelas principais seguradoras do país. “Mesmo com a pandemia e a manutenção das medidas de distanciamento social, muitas pessoas saem para viajar no início do ano e nos feriados. E o seguro é a principal proteção, tanto das pessoas quanto do patrimônio", afirma o diretor do Sicredi.

Em 2020, o Sicredi indenizou em mais de R$ 165 milhões os associados dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. “Além dos benefícios diretos, ao investir em produtos e serviços do Sicredi, o associado colabora com o desenvolvimento da comunidade onde a instituição financeira está localizada, pois os recursos são reinvestidos na região, fortalecendo a economia local e gerando riquezas”, comenta.

Tag Pedágio 

Com a solução para pagamento automático em pedágios, a Tag de Passagem do Sicredi, os associados podem ter a conveniência de passar pelas cancelas de cobrança com o valor debitado direto da conta corrente, evitando filas e com maior segurança. A facilidade, um adesivo com um chip, pode ser utilizada em pedágios rodoviários e, em breve, em estacionamentos.

Pix

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, também é uma opção para associados de todo o país. A solução está disponível dentro do aplicativo do Sicredi. De forma simples e prática, os consumidores podem transferir, pagar ou receber valores imediatamente. O novo sistema de pagamentos instantâneos também está disponível para máquinas de cartões do Sicredi como mais uma opção de recebimentos para os associados. 

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,8 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você