[ editar artigo]

Colônia de Férias - o que esse tipo de atividade pode oferecer aos filhos, pais e professores?

Colônia de Férias - o que esse tipo de atividade pode oferecer aos filhos, pais e professores?

Com a chegada do mês de julho e o período de férias, é momento das crianças poderem usufruir do indispensável e merecido descanso, depois de um semestre atípico. Se, para elas, a  pausa é motivo de festa, para os pais que trabalham, poderá transformar-se num verdadeiro quebra-cabeças. De fato, não é tarefa fácil. Principalmente porque nem sempre os pais conseguem tirar alguns dias para descansar no meio do ano, o que exige criatividade e muita paciência para que esse período não se torne em conflito para “ambas as partes”. 

Para muitas famílias, o apoio dos avós constitui um recurso, mas deve ser usado com parcimônia. Especialistas defendem que se deve combater a ideia de que os avós são obrigados a ter disponibilidade para tratar dos netos. Com isso, uma opção a que muitos pais recorrem nesta hora é a colônia de férias, viabilizada pelas próprias escolas.


Vantagem da Colônia de Férias para os Filhos 

Segundo a Psicóloga e Psicopedagoga do Sinepe/PR, Rocimar Santos Oliani, atividades ao ar livre e ocupação do tempo "ocioso" com atividades físicas e recreativas, contribuem para o desenvolvimento emocional e social, por oferecer momentos de aprendizagem, de partilha e de desenvolvimento de capacidades de liderança e tomada de decisões - habilidades essenciais para a otimização da aprendizagem e convívio dos estudantes no período letivo. 

Vantagem da Colônia de Férias para os pais 

Além de serem uma ótima alternativa para os pais que têm que trabalhar e precisam de uma companhia para os filhos durante o dia, as colônias de férias representam um ambiente seguro justamente por contar com supervisão de monitores e profissionais - possibilitando aos pais trabalharem com tranquilidade sabendo que os pequenos estão curtindo as férias em segurança e também, desenvolvendo habilidades importantes para o  desenvolvimento através das diversas atividades lúdicas ofertadas. 

Vantagem da Colônia de Férias para os professores 

Para a psicóloga e psicopedagoga, as colônias de férias são excelentes para oportunizar a  integração de crianças de forma espontânea, prazerosa e educativa e assim, a criança possa se expressar através do lúdico incluindo o brincar, teatro, jogos entre outros momentos importantes para o aprendizado da criança. 

Através de múltiplas atividades fora do contexto de sala, as crianças entendem como funcionam os processos de interação, desenvolvem maior facilidade de aprendizado e organização de pensamentos, aperfeiçoando a escrita e aprendendo a trabalhar em equipe: resultados obtidos diretamente em sala de aula. 

"As férias representam momentos de excelência para o desenvolvimento da expressão e criatividade da criança. Essa liberdade é essencial ao seu crescimento psicológico e emocional oportunizando um desenvolvimento mais saudável e feliz. Por outro lado, as férias são um período importante para fortalecer o vínculo afetivo entre Pais e Filhos", afirma.

 

Da Assessoria de Comunicação do Sinepe/PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você