[ editar artigo]

Colégios Maristas são os primeiros particulares do País a aderirem ao Pisa para Escolas

Colégios Maristas são os primeiros particulares do País a aderirem ao Pisa para Escolas

Avaliação internacional acontece no Brasil e analisa desempenho de escolas de 11 países

Nesta quarta, 20 de novembro, a Rede Marista de Colégios (RMC) assinou o termo de adesão ao “Pisa para Escolas” (Pisa-S), na sede do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe PR). A instituição é a primeira no país a participar da avaliação que funciona como um indicador de qualidade da educação pública e privada em diversos países. A sigla, em português, significa Programa Internacional de Avaliação de Estudantes e analisa, a cada três anos, o desempenho de jovens, com idades entre 15 e 16 anos, em comparação com escolas de outros países. A adesão é voluntária.

De acordo com o coordenador de Ensino Médio da Rede Marista de Colégios (RMC), Evandro Espanhol, a adesão ao Programa ajudará a analisar os indicadores de qualidade da Rede sob uma perspectiva de educação internacional, sendo esse um ponto importante, pois procuramos sempre ofertar uma educação de qualidade e que se destaque na perspectiva global. “Procuramos estar na vanguarda dos processos avaliativos e, desta forma, com o Programa Internacional de Avaliação, obteremos mais expertise para elaboração dos nossos processos e comparativos importantes que servirão para orientar o ensino oferecido aos estudantes”, analisou.

A avaliação acontecerá oficialmente no Brasil em 2020, que se une a outros dez países que já participam. Cinco escolas do Grupo Marista já assinaram contrato de adesão, sendo eles: Colégio Marista Anjo da Guarda (PR), Colégio Marista Paranaense (PR), Colégio Marista Santa Maria (PR); Colégio Marista Goiânia (GO) e Colégio Marista Ribeirão Preto (SP).

A prova avalia Leitura, Matemática, Ciências e habilidades socioemocionais, de uma forma que prepare os jovens para situações da vida real. As questões são de múltipla escolha e dissertativas, além de um questionário que verifica aspectos como clima escolar, relações entre alunos e professores e outros. A prova será aplicada pela Fundação Cesgranrio com coordenação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Ler conteúdo completo
Indicados para você