[ editar artigo]

Cia Filhos da Lua comemora 40 anos

Cia Filhos da Lua comemora 40 anos

Mostra de espetáculos e exposição de bonecos traça uma linha no tempo das atividades de uma das companhias mais atuantes do Paraná

Curitiba, julho de 2019 - São 40 anos de histórias para contar com mais de 30 espetáculos montados, essa é a trajetória da Cia Filhos da Lua que será apresentada durante os meses de agosto e setembro em diversos espaços culturais de Curitiba. A primeira etapa dessa viagem no tempo acontece de 17 a 25 de agosto aos sábados e domingos, no Guairinha, onde a companhia apresenta algumas de suas montagens mais recentes para o público infantil: A Menina e o Lampião e O Cavalo Branco de Muriah. Além dos espetáculos o público poderá conhecer a história da Cia Filhos da Lua por meio de uma exposição de bonecos e materiais cênicos datados desde as primeiras produções, iniciadas em 1979. Toda a programação é gratuita e acessível a toda família.

Desde a sua fundação, a Cia Filhos da Lua vem trilhando um caminho original na produção cênica contemporânea com montagens que refletem a pesquisa da integração do Teatro de Bonecos com o teatro de figura humana e com diversas formas de expressões artísticas como: música, dança, artes visuais e literatura. “O Filhos da Lua passou por diversas fases ao longo desses 40 anos de estrada, sempre escrevendo e encenando uma dramaturgia que conversa de perto com todas as idades e bebendo na fonte da poesia e da cultura popular brasileira em suas produções” afirma o diretor e dramaturgo Renato Perré.

Perré é figura chave na companhia, que também é composta pelo filho, o ator e músico Candiê Marques e parceiros de projetos como Mauro Zanata, Adriano Esturilho, Doriane Conceição, Rafael Barreiros, Judy Fiorezi, Carolina Maia, Cia dos Palhaços entre outros. O fruto desde trabalho são alguns prêmios de peso como Gralha Azul, edital Oraci Gemba e prêmio Funarte de dramaturgia. 

Os 40 anos da Cia Filhos da Lua também serão comemorados de 29 de agosto a 01 de setembro no Teatro Zé Maria Santos numa programação para jovens e adultos composta pelos espetáculos “Teatro, Que História É Essa?” e “Tempo - Tragicomédia Inacabada”. Para finalizar de 14 a 22 de setembro a programação acontece no Espaço Fantástico das Artes, novamente com mostra de espetáculos para o público infantil, composta pelos espetáculos:“Aniversário de Palhaço o que é?”, “Terezinha - História de Amor e Perigo” e “Gato e Dona Chica”.

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura. Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Bosh e Ebanx

Ler conteúdo completo
Indicados para você