[ editar artigo]

Cátedra Curitiba promove ciclo de eventos gratuitos sobre planejamento urbano

Cátedra Curitiba promove ciclo de eventos gratuitos sobre planejamento urbano

A Cátedra Curitiba, criada a partir de um acordo de cooperação entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o município de Curitiba, promove o primeiro ciclo de eventos do projeto. Até maio, pesquisadores, técnicos, professores e universitários estarão reunidos em encontros semanais transmitidos gratuitamente pelo Youtube com o objetivo de discutir a história do planejamento urbano e os desafios da vida nas cidades.  

A abertura está marcada para a próxima terça-feira (30), às 19h30, como parte das comemorações do aniversário de 328 anos da capital paranaense. A primeira transmissão ao vivo será aberta pelo reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, e pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e vai contar com a presença do diretor Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o economista Alberto Paranhos, e o professor e arquiteto Clóvis Ultramari, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Escola de Belas Artes da Universidade. Os convidados vão debater o tema “Desafios e inovações na trajetória do planejamento urbano de Curitiba”.  

Na semana seguinte, no dia 6 de abril, será a vez da arquiteta Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme e do professor e arquiteto Rodrigo José Firmino discutirem as tendências do planejamento urbano. A programação da primeira série de eventos da Cátedra Curitiba, que também inclui um workshop e um concurso de projetos, é o pontapé inicial de um plano acadêmico completo que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano. A intenção é garantir a transferência de conhecimento sobre o legado do planejamento urbano da cidade para futuras gerações, bem como aprofundar os estudos para o desenvolvimento urbano e social da capital paranaense e de outros municípios do Brasil e do exterior.  

Cátedra Curitiba – A parceria entre a PUCPR e o município de Curitiba foi formalizada em julho de 2020. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o projeto ganhou corpo, sob a condução técnica do Laboratório de Cidades da Escola de Belas Artes da PUCPR e do Ippuc.  

“Começamos a trabalhar para que a PUCPR seja um centro de estudos sobre o legado do planejamento urbano de Curitiba e voltado aos desafios que se apresentam às cidades”, diz o reitor da Universidade, Waldemiro Gremski. “A Cátedra Curitiba reúne a tradição acadêmica da PUCPR e o pioneirismo do Ippuc, em um esforço para conservar e transmitir a memória.” 

A decana da Escola de Belas Artes da PUCPR, professora Angela Leitão, lembra que a ideia de criar a Cátedra Curitiba foi apresentada à universidade pelo prefeito Rafael Greca, inspirado na experiência da Cátedra Barcelona. Segundo ela, o objetivo de eternizar os estudos sobre a cidade de Curitiba acabou se transformando em uma oportunidade muito maior. “A gente viu que dentro da academia a cidade pode ser estudada, proposta, criada, de uma maneira multidisciplinar, tendo como participantes vários dos atores da universidade”, afirma a decana. “Passamos a entender a cidade não apenas pela ótica do planejamento urbano ou das políticas públicas, mas de uma forma ampliada. A Cátedra é um presente que a academia ganha da Prefeitura de Curitiba, uma vez que entendemos a cidade como um grande laboratório de ensino e aprendizado.” 

De acordo com a arquiteta Liana Vallicelli, diretora de Informações do Ippuc, a Cátedra Curitiba vai estreitar os laços entre o poder público e a academia, assim como ampliar o acesso da comunidade aos projetos de planejamento urbano desenvolvidos pelo município. “Há uma crescente demanda de prefeitos, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresários, do Brasil e do exterior, interessados em conhecer as práticas que fizeram de Curitiba uma referência internacional”, afirma Vallicelli. “Procurando atender esse interesse, estabelecemos uma parceria com a universidade para criar um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimento, diálogo e reflexão sobre o legado de nossa cidade por meio de programas de estudo em diversos níveis, workshops e vivências in loco.” 

O selo Cátedra Curitiba vai reunir uma linha completa de atividades. Parte delas começa a ser colocada em prática de forma online. Passado o período de isolamento necessário para conter o avanço da contaminação pelo coranavírus, também estão planejados encontros presenciais. O projeto prevê visitas guiadas que serão parte de cursos de extensão abertos à comunidade, assim como a oferta de disciplinas em cursos de pós-graduação e atividades de curta duração, voltados à comunidade em geral com o objetivo de registro, mas também de compartilhamento de informações sobre experiências vivenciadas por Curitiba, dentro de temáticas variadas. 

 

Serviço: 

Ciclo Inaugural de Eventos da Cátedra Curitiba 

Transmissão: Canal PUCPR e Canal da Escola de Belas Artes PUCPR no Youtube 

Programação: 

30 de março (terça-feira) 

19h30 

Desafios e inovações na trajetória do planejamento urbano de Curitiba. 

Abertura: prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski. 

Convidados: Diretor de Planejamento do Ippuc, economista Alberto Paranhos, e professor Clovis Ultramari, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Escola de Belas Artes da PUCPR. 

Mediação: professora Lenise Aubrift Klenk. 

6 de abril (terça-feira) 

19h30 

Projetos Urbanos em Curitiba: tendências, desafios e visão de futuro da cidade. 

Convidados: arquiteta Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme (Ippuc) e professor Rodrigo José Firmino (PUCPR). 

Mediação: professora Lenise Aubrift Klenk. 

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você