[ editar artigo]

Carla Schwab e Bia Ferreira, artistas de Curitiba, são selecionadas para o 4ºSalão de Artes Visuais de Pinhais

Carla Schwab e Bia Ferreira, artistas de Curitiba, são selecionadas para o 4ºSalão de Artes Visuais de Pinhais

A quarta edição do Salão de Artes Visuais de Pinhais, terá exposição presencial e virtual a partir de 06 de Outubro de 2021.

A seleta mostra, que contou com inscrições de todo o território nacional, elegeu através de um júri artístico, vinte artistas para compor a exposição que acontecerá em formato híbrido. As obras selecionadas ficarão disponíveis para visitação presencial, mas também estarão expostas em formato virtual, atendendo a necessidade dos cuidados especiais ainda exigidos em decorrência da pandemia da Covid-19.

O evento, que é promovido pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais, tem por objetivos: divulgar a recente produção dos artistas visuais; desenvolver e revelar novos talentos; estimular a pesquisa em arte, a criatividade e o desenvolvimento artístico; formar público mais crítico por meio da valorização das diferentes formas de produção da área; e fomentar o segmento mesmo em meio à pandemia da covid-19.

Os selecionados para a Edição 2021 terão sua obra exposta no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e em plataforma virtual de 06 a 29 de outubro, e ainda concorrerão aos prêmios previstos em regulamento.

Entre os artistas selecionados, estão as pelotenses radicadas em Curitiba, Carla Schwab e Bia Ferreira.

Conheça as artistas e suas obras:

Carla Schwab Bertineti, nome artístico Carla Schwab, é artista visual graduada pela UFPel-RS, professora/orientadora em técnicas de pintura. Expõe há trinta anos por todo o País e no exterior com diversas premiações e acervos nacional e internacional. Através de tramas, rendas e cores, a artista tece com o pincel a sua assinatura artística, fazendo surgir a identidade, a sutileza e a força das mulheres que influenciam a cultura mundial.

Obra: “Movimento Laranja”

O tom e a intensidade, mais a criação livre e imensurável da artista em técnica mista sobre tela, somam variantes tonais da cor laranja, instigando a percepção da cor pura, fluidez e movimento. A tonalidade, onde a presença e ao mesmo tempo sua ausência, é obtida com nuances em branco, acromacia em sépia e caneta esferográfica, diluídas em variações da cor principal escolhida pela artista, faz surgir passagens de tons, pureza cromática ou um degradê visual com a identidade plástica de Carla Schwab, as tramas rendadas.

 

Beatriz Ferreira Correa da Silva, nome artístico Bia Ferreira, graduou-se em Arquitetura, Direito com especializações e frequentou a Embap. Cursou pintura com Dalla Vechia e, há mais de cinco anos cursa técnicas de pintura com a Artista Visual Carla Schwab. Realiza diversas exposições nos principais espaços culturais do Paraná e, em 2020 participou do projeto cultural “Mostra tua arte”, onde teve seus trabalhos projetados em prédios em Belém do Pará.

Obra: “Facetas de Isadora”

A figura feminina é o principal tema da produção artística da artista Bia Ferreira, onde a exalta e a coloca em evidência pictórica, criando cenários e situações plásticas pertencentes ao universo feminino. A totalidade da pintura em óleo sobre tela no bidimensional, sofre uma sutil interferência, e o gestual impactante da artista, lapida com o pincel significativas velaturas, criando facetas cromáticas de luz incidente e, refletida pela superfície coberta e modificada do último plano.

Imagem: divulgação-Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann

Serviço:

IVº Salão de Artes Visuais de Pinhais-PR

No Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann

De 06 a 29 de Outubro de 2021

Premiação e cerimônia de abertura on-line: 06/10/2021 às 20h

Endereço: Rua Vinte e dois de Abril, nº 305, Centro - Pinhais - PR

Telefone: 41 3912-5241

Amo Curitiba
Eloir Jr.
Eloir Jr. Seguir

Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.

Ler conteúdo completo
Indicados para você