[ editar artigo]

Campanha Um Dia no Parque convoca brasileiros para áreas naturais protegidas em todo País

Campanha Um Dia no Parque convoca brasileiros para áreas naturais protegidas em todo País

Paraná recebe atividades em parques de cerca de 20 cidades. Entre as opções estão trilhas, cicloturismo, observação de aves, ioga, tirolesa e exposições temáticas

No próximo domingo (21), brasileiros de todas as regiões estão convidados a visitar as áreas naturais do País. A campanha Um Dia no Parque quer mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde, garantia de bem-estar e desenvolvimento econômico. A Coalizão Pró UCs, que realiza a campanha, vai mostrar essas vantagens por meio da promoção de atividades em contato com a natureza em aproximadamente 180 áreas protegidas de todo o País, como parques nacionais, estaduais e urbanos, bosques e reservas naturais.

No Paraná, cerca de 20 cidades vão participar da campanha. Em Curitiba, haverá atividades no Parque da Barreirinha, com trilhas, piquenique, meditação e coleta de alimentos e roupas para doação. No Parque Nacional dos Campos Gerais, os visitantes farão uma trilha guiada de 1,1 quilômetro, passando pelo Buraco do Padre, Pedra da Onda até o trecho entre a Furna Grande e as Furnas Gêmeas. No Parque Nacional do Iguaçu, acontecerá um circuito de cicloturismo que passará pela Trilha Amigos da Onça.

No litoral, os visitantes da Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário em Guaraqueçaba, farão uma trilha guiada até a Figueira Centenária, que forma uma ponte natural sobre o Rio do Engenho. Outra ação prevista é a palestra “Morcegos: de inimigos a heróis da natureza?”, com o pesquisador Fernando Carvalho, além de ioga ao ar livre. “O contato com a natureza traz benefícios para a saúde, reforça a importância da conservação, conscientizando as pessoas a terem práticas mais sustentáveis, além de ajudar a movimentar a economia das comunidades por meio do turismo. Ter o País todo engajado nesta campanha é extremamente importante”, destaca a administradora da Reserva, Ginessa Correa Lemos. A programação completa de todos os parques está disponível no site da campanha.

Campanha Um Dia no Parque

Esta é a segunda edição da campanha, que teve início em 2018. De acordo com Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC, que idealizou a iniciativa no Brasil, “o povo brasileiro ama a natureza, mas ainda tem pouco contato com o que o Brasil tem de mais bonito e raro, um patrimônio natural que está nas nossas Unidades de Conservação. Com a campanha, queremos gerar esse sentimento de orgulho e pertencimento dessas áreas para nossa sociedade. Em 2018, realizamos o ano zero, de experimentação, e foi um sucesso, com cerca de 65 Unidades de Conservação e parceiros em todo o país participando com múltiplas atividades, como observação de aves, surf, oficina de pipa, trilhas, contação de histórias”.

O objetivo é criar uma cultura de visitação e turismo nas UCs – mais conhecidas como parques ou reservas – por meio de um dia de comemoração fixo no calendário do país, em que áreas protegidas e parceiros (organizações não governamentais, grupos de visitantes organizados, empresas) em todo o Brasil ofereçam atividades que, além servirem como recreação, despertem a consciência ambiental nos participantes.

 

Serviço

O que: Um Dia no Parque

Quando: 21 de julho

Onde: Unidades de Conservação em todo o país

Quem pode participar: todos os interessados em praticar atividades na natureza ou contemplar a paisagem

Como: visitando as UCs participantes, ou praticando uma atividade em contato com a natureza. Programação completa disponível no site do Um Dia no Parque.

 

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. A instituição defende que o patrimônio natural bem conservado é a base para o desenvolvimento econômico e bem-estar social. Também promove ações de engajamento e sensibilização, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você