A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Café Filosófico da PUCPR promove encontros com Michael Löwy e Olgária Matos

Café Filosófico da PUCPR promove encontros com Michael Löwy e Olgária Matos
Aline Anile
nov. 22 - 3 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

 

Desde meados do século XX, a consciência da eclosão de uma crise humanitária e ambiental já se fazia presente. Várias décadas depois, a sociedade se encontra em um momento crucial para acionar o freio de emergência antes de atingir o ponto de não retorno. É essa a provocação que a próxima edição do Café Filosófico, promovido pelo Instituto Ciência e Fé (ICF), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), vai fazer. O evento será realizado nos dias 28 de novembro e 05 de dezembro. 

O encontro, que tem como temática “Freio de Emergência: a Humanidade em Perigo”, ocorrerá de forma online, com transmissão pela plataforma Zoom, e vai contar com a presença de dois grandes pensadores da atualidade.  

No dia 28 de novembro, a partir das 16h30, o convidado é o sociólogo brasileiro radicado na França Michael Löwy. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), vive em Paris desde 1969 e é diretor emérito de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Marcado para as 19h, o encontro do dia 05 de dezembro será com a chilena Olgária Matos, professora da USP, vencedora do Prêmio Jabuti de Ciências Humanas e um dos maiores nomes da Filosofia na América Latina. 

“Vários autores, já desde o início do século XX, percebiam a crise civilizacional e ecológica que se punha no horizonte. Hoje, depois de um século, diante do complexo contexto de catástrofes ecológicas por fatores antropocêntricos, devemos nos questionar sobre qual o papel dos Estados no combate e reversão à destruição de todas as formas de vida que habitam o nosso planeta, e qual o nosso papel, enquanto sujeitos autônomos, nesse cenário. O Café Filosófico vai discutir muito sobre isso”, afirma Fabiano Incerti, Diretor de Identidade Institucional e do Instituto Ciência e Fé da PUCPR. 

Inscrições 

O evento é online e gratuito, mas será transmitido somente aos inscritos. Haverá interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os interessados devem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/cafe-filosofico--freio-de-emergencia-a-humanidade-em-perigo__1396260.  

A emissão da declaração de participação está condicionada à presença integral no encontro com o preenchimento do formulário de avaliação, cujo link será disponibilizado no chat minutos antes do término do encontro.  As declarações serão encaminhadas para o e-mail cadastrado no momento da inscrição em até 20 dias úteis após o término do evento. O documento é enviado via plataforma Sympla, podendo estar na Caixa de Entrada, Spam ou Lixo Eletrônico do endereço cadastrado.  

 

Instituto Ciência e Fé PUCPR  

O Instituto Ciência e Fé (ICF) PUCPR foi fundado em 2010 com a missão de promover espaços qualificados para o diálogo entre ciência, cultura e fé numa perspectiva humano-cristã. Atento aos desafios socioculturais contemporâneos, o ICF busca aproximar pessoas das mais diferentes áreas do conhecimento com o intuito de refletir, questionar e propor novos olhares sobre as grandes questões que afligem a humanidade na atualidade.  

 

Serviço: 

Café Filosófico PUCPR 

Dia 28 de novembro de 2021, às 16h30 

Dia 05 de dezembro de 2021, às 19h 

Evento online e gratuito 

Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/cafe-filosofico--freio-de-emergencia-a-humanidade-em-perigo__1396260  

Dúvidas: icf@pucpr.br  


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você