Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Cadeia de suprimentos, metaverso, mobilidade e carreira são temas da Jornada de Engenharia da FAE

Mara Andrich
mai. 16 - 5 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

O evento gratuito será nos dias 17 e 18 de maio, na FAE Business School, em Curitiba (PR)


 

O impacto da crise geopolítica na cadeia de suprimentos de diversas áreas, a mobilidade como um desafio para os engenheiros e a tecnologia e a inovação como recursos para a solução desses problemas são alguns dos assuntos que serão tratados na 1.ª Jornada de Engenharia da FAE Centro Universitário, em Curitiba (PR), nos dias 17 e 18 de maio. Metaverso, supply chain (gestão da cadeia logística e de suprimentos) e os desafios na formação de Engenharia são temas que vão compor o evento gratuito. As inscrições podem ser feitas aqui: https://fae.edu/noticias-e-eventos/evento/187662978/1-jornada-de-engenharia-.htm 

 

Para a coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção, Aleksandra Gomes da Silva, o objetivo principal do evento é atualizar os futuros engenheiros sobre temas pertinentes e alinhados com as questões globais e fundamentais para a sociedade, no âmbito profissional ou de negócios. “Além disso, pretendemos levar uma visão do mercado, com a palavra de profissionais, em relação ao egresso de engenharia”, explica Aleksandra.

 

O tema central da Jornada será os desafios da mobilidade e da supply chain nos dias atuais e como as engenharias trazem soluções para isso. Grandes nomes do mercado automobilístico de produtos agrícolas e do setor de óleo e gás trarão aos painéis suas vivências e experiências da vida real profissional no cotidiano das empresas. Como explica um dos organizadores da Jornada e professor dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção da FAE, Gilson Lopes de Souza, esses profissionais vão mostrar o impacto da cadeia de suprimentos na qualidade e no produto final em seus segmentos. “A crise que vivemos prejudica a disponibilidade e a movimentação de materiais, o que impacta na cadeia de suprimentos, trazendo prejuízos a essas empresas e a toda a sociedade”, observa Gilson.

 

Outro tema dos painéis será a tecnologia, essencial para qualquer carreira. Uma das palestras, “Metaverso – o mundo virtual cada vez mais real”, que será ministrada por Marcos Nascimento, executivo com mais de 20 anos de experiência em projetos de alta complexidade em ferramentas digitais e inteligência de negócios, vai tratar das possibilidades desse mundo virtual e suas perspectivas. Alguns participantes poderão participar da palestra dentro do metaverso, inclusive. Segundo Marcos, a ideia é desmistificar e esclarecer o tema, tão discutido nos dias de hoje. “O metaverso é simplesmente uma nova forma de navegar na internet. Se antes entrávamos em sites, por exemplo, com o metaverso estamos entrando em espaços, possibilitando uma experiência, e não apenas uma navegação”, comenta o palestrante. No metaverso, explica ele, há a parte sensorial: é possível não só observar o espaço, mas escutar, andar por meio dele. “É uma navegação mais lúdica e imersiva”, aponta.

 

Sabe-se que o metaverso já está sendo usado, até pelas crianças, que o encontram no universo dos games, por exemplo. Mas a realidade é que o metaverso está apenas começando a ser colocado em prática, de uma forma mais rudimentar, mas passando rapidamente para processos mais complexos. Como explica Marcos, já temos hoje metaversos com menos fidedignidade, que podemos processar nos computadores disponíveis. A segunda fase, o momento em que se vive atualmente, é a da computação gráfica na nuvem, ou seja, a possibilidade de entrar num mundo real por meio da internet disponível hoje e que ainda será melhorada com a chegada do 5G. Uma terceira possibilidade (certamente virão outras no futuro) ainda não está sendo colocada em prática. “Seria a possibilidade da realidade mista, para a qual há poucos dispositivos no mundo ainda. Podemos dizer que em relação ao metaverso estamos começando sua implementação e uso”, ressalta.

 

Carreira

Durante a Jornada, a formação em Engenharia também será debatida. A qualificação dos cursos de graduação, a preparação dos novos profissionais e o futuro das engenharias serão temas tratados nos painéis do dia 18. “Em se tratando de carreira, serão abordadas três dimensões: o que o mercado pede hoje e projeta para o amanhã; o que a academia oferece e demanda; e o que ocorre na vida real, com experiências práticas”, completa o professor Gilson. 

 

Palestras

A experiência sobre metaverso será no dia 18 de maio, às 19h. As demais são: no dia 17, “Mobilidade 2030 e o papel da engenharia” (19h), e “Desafios de supply chain em épocas de crise geopolítica” (20h40). No dia 18 também vai acontecer, às 21h, o painel “Desafios, expectativas e realidade na formação em Engenharia”. 


 

SERVIÇO

1.ª Jornada de Engenharia da FAE Centro Universitário

Quando: 17 e 18 de maio

Horário: início às 19h

Onde: FAE Business School (Anfiteatro)

Endereço: Av. Visconde de Guarapuava, 3263, Centro. Curitiba (PR)

Investimento: evento gratuito

Inscrições, descrição sobre todos os palestrantes e outras informações: https://fae.edu/noticias-e-eventos/evento/187662978/1-jornada-de-engenharia-.htm


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você