[ editar artigo]

Autonomia como lição de casa: projeto de escola ensina a importância da responsabilidade e trabalho em equipe

Autonomia como lição de casa: projeto de escola ensina a importância da responsabilidade e trabalho em equipe

O papel da escola na vida das crianças é fundamental para ensinar a ler, escrever e ajudar a construir um futuro profissional. Por outro lado, é nessa fase que se inicia o desenvolvimento social e valores de cada um. Por isso, muitas escolas incentivam a participação dos alunos em projetos educacionais. É o caso do ‘Fazendo Acontecer’, da Escola Atuação: uma iniciativa que ensina as crianças sobre a importância da responsabilidade e trabalho em equipe.

Há cerca de 20 anos a ideia surgiu, com inspirações em escolas europeias e japonesas: em diversas instituições, as crianças realizam tarefas domésticas diárias. “O projeto acontece diariamente com estudantes do maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental, e é claro, com autorização previa das famílias”, afirma Vera Cristina Sussek, coordenadora pedagógica da Escola Atuação.

“Nós temos total consciência de que todos os nossos ensinamentos não são para ajudar somente a escola, mas sim para formar pessoas responsáveis com uma visão ampla da sociedade”, explica Vera. “Dentro do projeto, diariamente uma turma é responsável por tarefas como limpeza da sala de aula, do parque e do pomar da escola”.

A coordenadora conta que o objetivo não é substituir os funcionários da instituição, mas sim mostrar às crianças que elas precisam deixar o ambiente escolar da forma que elas encontraram: “Nós queremos que cada educando entenda que o local de estudo também é de responsabilidade dele e que ele deve ajudar a manter limpo para que todos os coleguinhas convivam da melhor forma possível”, conta Vera.

A Escola Atuação procura iniciar esse processo junto com os pais para que o estudante se sinta integrante importante dentro da família e também da escola. A ideia é passar desafios para a criança, como comer sozinho, guardar as próprias roupas, e, conforme o desenvolvimento, criar cada vez mais autonomia.

Andreia Barros, mãe da Giovana, acredita que esse projeto ressalta o valor da organização e limpeza. “Minha filha sabe da importância de colaborar nas tarefas do dia a dia: ela organiza o quarto, realiza atividades de casa aos finais de semana, que são definidas de acordo com sua idade”, afirma.

Sobre a Escola Atuação

Com duas sedes, localizadas nos bairros Santa Quitéria e Boqueirão, a Escola Atuação é referência em Curitiba por seu projeto pedagógico diferenciado, que aposta na criatividade e na responsabilidade para oferecer um ensino completo a seus alunos, que vão do Maternal I ao nono ano do Ensino Fundamental, há mais de 30 anos. A instituição oferece aulas de informática, judô/dança, culinária, jardinagem e atividades na Cidade Mirim, construída no próprio terreno da escola, e fazenda localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Saiba mais:www.escolaatuacao.com.br

Ler conteúdo completo
Indicados para você