Em um mercado predominantemente masculino, os desafios e conquistas das mulheres iluminadoras, docentes e técnicas de luz na cidade de Curitiba são muitos, e o projeto se propõe a dialogar sobre essa realidade
O isolamento da pandemia e a pausa forçada no trabalho de iluminação teatral, fez as artistas Nadja Naira e Gabriela Valcanaia refletirem sobre os rostos e vozes invisíveis de mulheres dentro da cadeia produtiva do teatro, e desenharem o projeto “Autobiografia de Todas Nós”, que, apoiado pela Lei Aldir Blanc através da Fundação Cultural de Curitiba, nasce agora de forma remota, no pior momento da pandemia em Curitiba. O projeto gera renda para 16 mulheres trabalhadoras da cultura que construíram toda a iniciativa.
O projeto é composto por um mapeamento virtual de profissionais mulheres da luz de Curitiba e região, um mini documentário, um ensaio, e duas rodas de conversa sobre o que é ser mulher trabalhadora da luz. O site www.todasnos.art já está no ar e, por lá, é possível conhecer a história de cerca de 25 mulheres que trabalham com iluminação cênica em Curitiba e região, além de possibilitar o registro de novas profissionais de forma ininterrupta. O mini documentário “Depois de Nós”, de Nadja Naira, Nina Rosa Sá, Carol Winter e Érica Silva também já está na plataforma, assim como o ensaio “A história de quem agiu no breu”, escrito por Gabriela Valcanaia.
O mini documentário é construído a partir de conversas com as iluminadoras Nadja Naira, Nadia Luciani, Semy Monastier, Lucri Reggiani, Fábia Regina e Gabriela Valcanaia, e ilustrado por imagens das profissionais no dia-a-dia do fazer teatral com iluminação. Quando tudo começou? Quais foram os desafios? O que é ser uma mulher iluminadora? Esses são alguns dos questionamentos trazidos pelo doc, que se propõe a contar histórias, registrar memórias e pensar como ser mulher hoje e projetar um futuro possível. Há pouquíssimo registro do trabalho das mulheres da luz em Curitiba e o projeto se dispõe a dar esse pontapé inicial. O documentário foi gravado em janeiro de 2021 sob todos os protocolos de segurança necessários para evitar a propagação da Covid-19.
Partindo da vivência e memórias pessoais como artista e iluminadora, Gabriela Valcanaia faz uma reflexão mais abrangente no ensaio textual: “A história de quem agiu no breu”, onde ela expande o diálogo sobre como a trajetória das mulheres foi retratada ao longo de milhares de anos de humanidade sob um regime patriarcal, e as consequências desse apagamento histórico para as profissionais mulheres e artistas contemporâneas.
Além do site, do ensaio e mini-doc, a equipe preparou duas Rodas de Conversa sobre como começar na iluminação cênica e sobre o trabalho dobrado de ser mulher na luz, que contarão com janela de Libras para garantir a acessibilidade da comunidade surda, e acontecerão gratuitamente via Sympla Zoom nos dias 17 e 18 de março às 20h.
Sobre a iniciativa, Nadja Naira, idealizadora do projeto, afirma: “Esse projeto é um lugar de reconhecimento, fortalecimento e possibilidades de criar novas formas de trabalhar em nossa profissão”. Para Gabriela Valcanaia, o projeto é uma oportunidade de contribuir para a reconstrução do passado a partir das mulheres: "Eu quero que construamos uma nova memória e que essa possa nos dar a autoestima histórica necessária para que percebamos que não estamos desbravando ambientes masculinos, mas que estamos re-conquistando um espaço que foi criado por nossas ancestrais.".
Todas as ações do projeto estão sendo divulgadas em parcerias com o coletivo “Mulheres na Luz”, do Instagram @mulheres_na_luz, criado por Lua de Melo Franco, Ligia Chaim e Aline Rodrigues, a página traz infos e discussões sobre iluminadoras cênicas de todo o Brasil.
SERVIÇO
- Site do projeto: www.todasnos.art
- Informações pelo Instagram: @mulheres_na_luz - https://instagram.com/mulheres_na_luz
- Inscrição gratuita para as Rodas de Conversa: https://www.sympla.com.br/produtor/autobiografiadetodasnos?tab=proximos-eventos
SOBRE NADJA NAIRA
Nadja Naira trabalha há mais de 25 anos no teatro, como iluminadora, diretora e atriz. Mora em Curitiba, mas mantém parcerias artísticas em todo o país. Tem muitas criações premiadas e trabalha com importantes diretores e grupos de teatro como Marcio Abreu, Grace Passô, o Grupo Galpão (BH), A Armadilha Cia de Teatro, Companhia Ilimitada e Teatro de Breque (Curitiba). Colabora também com companhias de dança e performance, e com diversos grupos de música. Integra a companhia brasileira de teatro desde 2002, tendo participado de todas as suas produções. Opta por trabalhos colaborativos de pesquisa em teatro, e tem investigado o blecaute como elemento performativo.
SOBRE GABRIELA VALCANAIA
Gabriela Valcanaia atua profissionalmente como Diretora Teatral, Iluminadora, Arte Educadora. É discente do último ano do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Bacharel em Artes Cênicas pela mesma instituição, com interesse nas áreas de Teatro para Crianças e Mediação Teatral. Fundadora do Grupo de Pesquisa em Teatro para Infância, onde desenvolve trabalhos colaborativos para investigar a arte contemporânea para crianças. Participa como colaboradora de Nadia Luciani no LABIC - Laboratório de Iluminação Cênica da UNESPAR.
FICHA TÉCNICA
Nadia Luciani - iluminadora convidada
Lucri Reggiani - iluminadora convidada
Semy Monastier - iluminadora convidada
Fábia Regina - iluminadora convidada
Nadja Naira - proponente e coordenadora do projeto
Gabriela Valcanaia - coordenadora do projeto e autora do ensaio “a história de quem agiu no breu”
Janaína Micheluzzi - produtora
Nina Rosa Sá - roteirista do minidoc “depois de nós”
Carol Winter - diretora de vídeo e montadora do minidoc “depois de nós”
Erica Silva - compositora de trilha e editora de áudio do minidoc “depois de nós”
Marcela Mancino - programadora website
Mical Kairós - designer gráfica
Talita Sharon - tradutora de Libras
Milena Sugiyama - pesquisadora de mapeamento
Luísa Bonin - assessora de imprensa e mídias sociais - Platea Comunicação e Arte
Thays Cristine - assessora de imprensa e mídias sociais - Platea Comunicação e Arte
Projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Edital 038/2020 Modalidade 2 - Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.
Assessoria de Imprensa
Luísa Bonin e Thays Cristine
Platea Comunicação e Arte
platea.comunicacao@gmail.com
11 95457-7887 e 41 99907-9648