[ editar artigo]

Atividades como Serviço Doméstico e Entrega Rápida têm número crescente na abertura de novos negócios

Atividades como Serviço Doméstico e Entrega Rápida têm número crescente na abertura de novos negócios

Em tradicional levantamento mensal, dados do Empresômetro revelam atividades empresariais que vêm crescendo no país

Agosto de 2019 – No compasso do primeiro semestre de 2019, o número de abertura de empresas segue na média, segundo dados do Empresômetro, uma das maiores empresas especializadas em dados e informações comerciais do Brasil, mostrando que somente em julho foram formalizados mais de 267 mil novos negócios.

As primeiras posições não mudam, pois são atividades intrínsecas à vida; comer, vestir e morar estão entre os negócios que mais abrem unidades.

Mas, analisando os dados com cuidado, vemos atividades que antes eram relegadas a pessoas físicas e não a uma empresa.

“A escolha por iniciar seu negócio é o primeiro passo para profissionalizar algo que era uma atividade esporádica, avulsa e que com o tempo passou a ser a principal fonte de renda da pessoa”, diz o empresário e CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.

Não é por acaso que já são mais de 31 mil empresas de serviços de entrega rápida abertas neste ano que, segundo Amaral, “com o crescimento de empresas que trabalham exclusivamente pela internet, a entrega de seus produtos depende de outras que possam fazer isso, com custo reduzido. Um exemplo são os aplicativos de entrega em domicílio”.

Os serviços domésticos, atividade preponderantemente das chamadas diaristas há vários anos, hoje estão a cargo de empresas de todos os portes que agregam serviços como limpeza, cuidado e organização de residências, gerando empregos, renda e arrecadação de tributos.

Com crescimento notável, já são mais de 27 mil negócios relacionados à atividade de serviço doméstico somente de janeiro a julho deste ano.

Uma beleza de negócio

A beleza é outra atividade que parece fazer a cabeça do empreendedor brasileiro, somando mais de 30 mil empresas por todo o país; as atividades de spa, limpeza de pele, massagem estética e depilação vêm mantendo o crescimento quando se fala em abertura de novos negócios.

Já os cursos livres e de qualificação para trabalhadores são, também, mais de 27 mil unidades espalhadas por todo o país. “Hoje, a qualificação e a vontade de se manter atualizado são levadas em conta pelos contratantes, o que faz crescer a demanda por cursos e, consequentemente, o número de negócios, como foi visto há uns 10 anos”, destaca Amaral.

Falando em números por estado, pouco mudou. Temos os estados da região Sudeste com o maior número de empresas, por serem o centro de negócios do país, além de possuir a maior população também, seguidos pelos estados da Região Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, mais dados podem ser vistos na tabela abaixo.

Tabela 1 Dados referentes ao mês de julho

Abaixo pode ser observada a tabela com as atividades mais executadas pelos empreendedores brasileiros em 2019, desde o dia 1 de janeiro.

SOBRE O EMPRESÔMETRO                                                                                                            

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo site www.empresometro.com.br.

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você