[ editar artigo]

Arte Profilática do artista Eloir Jr., reúne produção durante a quarentena.

Arte Profilática do artista Eloir Jr., reúne produção durante a quarentena.

Matrioshkas Vinok contra a Covid-19- Conjunto com cinco bonecas em madeira-Eloir Jr. - Imagem/Divulgação

A série de trabalhos artísticos iniciados em março de 2020, reúne a recente produção do artista plástico, curador e colunista cultural curitibano Eloir Jr.

Cuidando da Babcia-Acrílica sobre tela-Eloir Jr.-Imagem/Divulgação

Mergulhado no universo do isolamento social, o artista está produzindo durante a quarenta, uma série de trabalhos que batiza como "Arte Profilática", onde as tradicionais babushkas e matrioshkas, que compõem a sua assinatura artística, usam máscaras protetivas e anunciam mensagens pictóricas de saúde individual e coletiva, proteção, fé, esperança, empatia, entre outras palavras que configuram ações durante este período de reclusão mundial no combate a Covid-19.

Além das máscaras, o artista ambienta suas obras com a temática paranaense que lhe é inata, através da representação das calçadas curitibanas com pinhão, lambrequins e, a gralha azul-ave símbolo do Paraná, carregando um raminho de oliveira, num prenúncio da redenção.

Esperança-Acrílica sobre tela-Eloir Jr.-Imagem/Divulgação

"Resolvi interferir artisticamente em minhas babushkas e matrioshkas e, acrescentar o elemento máscara como proteção, e funcionando também como acessório cotidiano, deixando-as contemporânea, no sentido do que estamos vivenciando e, sinalizá-las como arte profilática. A série já conta com sete trabalhos, e ainda não está completa, pois cada dia surgem novas informações sobre a pandemia, que são premissas para a arte que estou produzindo.", comenta o artista.

Fé-Acrílica sobre tela, Eloir Jr. - Imagem/Divulgação

Com visibilidade dentro e fora do País, Eloir Jr. participa do projeto cultural "Arte em tempos de coronavírus", com coordenação do Professor Dr. Oscar D'Ambrosio, importante intelectual da arte nacional, o qual escreveu uma expressiva crítica artística sobre a série do artista.

Terra Mater-Acrílica sobre tela, Eloir Jr. - Imagem/Divulgação

Devido a pandemia, as obras não estão disponíveis para visitação em espaços culturais e galerias de arte, mas podem ser apreciadas na página oficial  do artista, no FaceBook e no Instagram:

https://www.facebook.com/eloirjrart/media_set?set=a.3803723659669567&type=3

@eloirjrarteparanaense

@arteemtemposdecoronavírus

Crítica artística:
Arte em tempo de coronavírus (200)
Estudioso das Culturas Étnicas Europeias no Paraná, Eloir Jr. atua como artista plástico, curador e colunista cultural. Na série "Arte Profilática", que vem criando desde o começo da quarentena, em março/2020 em Curitiba, trabalha com figurações de Babushkas e Matrioshkas, fortemente ligadas às tradições polonesas e ucranianas do Estado do Paraná.
Seja na obra produzida em madeira, com colagens de bulas de medicamentos, E.V.A., tintas acrílicas e fitas, ou nas pinturas com tinta acrílica sobre tela, as máscaras, às vezes feitas com wycinanki (recortes poloneses de papel colorido), retratam um momento mundial em que elas são um símbolo de amor individual e coletivo.
As obras do artista, em tonalidades harmoniosas, incluem ainda símbolos locais, como a gralha azul. A presença da redenção e da esperança ao período de isolamento preventivo se fazem presentes em um ramo de oliveira, no carinho de uma mãe com a planeta, na fé de uma vela acesa ou no ato de oferecer máscara a quem não tem.
O mais tocante na série de Eloir Jr. é o amplo sentido da palavra “profilático”, entendido não apenas como um conjunto de medidas de prevenção contra uma doença, mas como uma manifestação artística que traz a talentosa expressão de uma mensagem de solidariedade e de união entre povos, culturas e pessoas por um bem maior: a saúde coletiva.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br

Amo Curitiba
Eloir Jr.
Eloir Jr. Seguir

Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.

Ler conteúdo completo
Indicados para você