A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Arauco estará presente no Salão do Móvel de Milão 2022 por meio de parceria com designer Pedro Franco

Arauco estará presente no Salão do Móvel de Milão 2022 por meio de parceria com designer Pedro Franco
Thalita Welke
jun. 8 - 5 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

O designer produziu um aparador com painéis de MDF da marca, a única do setor a figurar no evento

Maior companhia florestal das Américas, a Arauco é presença confirmada na edição de 2022 do Salone del Mobile.Milano, também conhecido como Salão do Móvel de Milão, principal feira de design mobiliário do mundo que neste ano será realizada entre os dias 7 e 12 de junho, na Itália. Em parceria com Pedro Franco, designer e fundador da A Lot Of Brasil, será apresentado o aparador Arauco Kintsugi, produzido com painéis de MDF revestidos da marca. A Lot of Brasil é a primeira indústria brasileira a ser convidada para participar da exposição e presente há nove edições. A Arauco é a única empresa brasileira do setor a figurar no evento em 2022.

Mesclando simplicidade e sofisticação, o aparador Arauco Kintsugi, inspirado nas florestas brasileiras, abre-se com um toque, como se o tronco da árvore se desmaterializasse. Assim, o aspecto inicial minimalista da peça, um retângulo básico, dá vez a um móvel com características sinuosas. Na feira italiana, serão apresentadas duas versões do aparador, uma com melamina Sucupira e melamina Damasco e outra com melamina Escarlate e melamina Titan.

“O tema principal do Salão do Móvel de Milão 2022 é Design with Nature [Design com Natureza, em tradução livre] e busca explorar a relação entre a natureza e a forma como vivemos, bem como soluções para o futuro do design. A temática tem tudo a ver com a Arauco, que tem na natureza sua maior inspiração, com produtos desenvolvidos prezando pelo respeito à natureza e pela sustentabilidade”, comenta Flávio Verardi, Diretor Comercial da Arauco.

A peça que será exposta na Itália faz parte da coleção Perfeita Imperfeição, da A Lot Of Brasil, que além do aparador Kintsugi conta com tapetes, mesa, cerâmica, poltronas, sofá e cadeira. O aparador foi batizado em referência à arte japonesa de restaurar cerâmicas ou porcelanas quebradas com laca espanada ou misturada com pó de ouro, prata ou platina. A técnica tem como objetivo demonstrar que beleza não é, necessariamente, sinônimo de perfeição.

As curvas do aparador demonstram técnicas de alto nível em marcenaria e acabamento. O aparador conta com recurso tecnológico, possibilitando sua abertura por meio de controles remotos e aparelhos celulares, o que também traz a questão da automação nos lares, algo que está em alta em diversos países do mundo.

O designer Pedro Franco participa da feira há mais de 18 anos, apresentando resultados do seu trabalho, que foge da massificação produtiva e é marcado por um processo criativo longo e de comprometimento com cada peça desenvolvida. Por isso, suas criações são atemporais e livres de modismos. A Arauco e a A Lot Of Brasil atuam juntas no desenvolvimento de produtos de design arte desde 2018.

“Participar do evento é uma grande felicidade e neste ano não seria diferente. Estaremos ao lado das maiores marcas do design mundial no pavilhão 20 e seremos a única empresa não europeia a expor neste pavilhão, que usualmente é o mais visitado do evento. Sempre é importante representar e levar o Brasil para o exterior, mostrar nossas inovações, e fazer isso com a minha grande parceira, Arauco, é ainda mais memorável" afirma o arquiteto, designer e filósofo, Pedro Franco.

Aparador com parceria produtiva com Augusto Moreno Closets.

Sobre Arauco

A Arauco é a maior companhia florestal das Américas e a segunda maior produtora mundial de painéis de madeira, elaborados com matérias-primas de fontes sustentáveis e revestidos com padrões e acabamentos que acompanham as tendências mundiais em móveis, arquitetura e design de interiores. Com 49 anos de história, a Arauco possui operações em mais de 75 países e fábricas no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal e África do Sul. Recentemente, transformou-se na primeira companhia florestal do mundo a certificar sua neutralidade de carbono.

Sobre A Lot of Brasil

Pioneirismo é a palavra que define a marca brasileira, fundada em 2012. Foi a primeira indústria brasileira convidada a participar do Salone Internazionale del Mobile di Milano. Foi também a 1° indústria brasileira a ter colaboração com designers internacionais. Em seu portfólio estão peças exclusivas assinadas por grandes nomes do design internacional: Alessandro Mendini, Fabio Novembre, Paolo Ulian, Vico Magistretti (Itália), Nika Zupanc (Eslovênia), Xavier Lust (Bélgica), Pedro Franco, Campanas (Brasil). Suas peças são produzidas em solo brasileiro, com processos produtivos experimentais seja no uso de suas matérias primas (eco sustentáveis) como pela criação de soluções que mesclam o industrial ao artesanal. A tríade que define a identidade da marca brasileira são: Glocalidade, Experimentalismo Industrial e Novos Materiais. É detentora de patentes internacionais no que tange a sustentabilidade (injeção a partir de semente de frutos), do maior molde de mobiliário em solo Brasileiro (Sofá RPH) e da peça de Alto design mais exportada do país (Cadeira Esqueleto).


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você