[ editar artigo]

Apasem escolhe Show Rural para publicação de livro que marca sua trajetória de 50 anos

Apasem escolhe Show Rural para publicação de livro que marca sua trajetória de 50 anos

O maior evento de agronegócio da América Latina – Show Rural Coopavel, foi escolhido pela Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas – Apasem como o momento ideal para que a Associação pudesse marcar um dos principais eventos que celebra o seu Jubileu de Ouro: o lançamento do Livro ‘Apasem 50 Anos, Sempre a Melhor Semente’, escrito pelo jornalista Eloy Olindo Setti. O evento ocorreu nesta quinta-feira (10) na Casa Paraná Cooperativo.

“Celebramos cinco décadas de atuação. Neste contexto muitos desafios se apresentaram e foram enfrentados por diferentes mãos que estiveram a frente da Apasem. A Associação contribuiu muito com o crescimento do agronegócio em nosso Estado, por meio do desenvolvimento do setor de sementes,  e o Show Rural consegue, em sua essência, traduzir essa grandiosidade. Logo, trazer para este evento o lançamento do livro que comemora os 50 anos da associação, diria que é um privilégio, pois é o local onde o agronegócio se encontra todo o início de ano”, relata o presidente da Apasem, Henrique Menarim.

A obra está dividida em duas partes. A primeira remonta a evolução do setor de sementes ao longo dos 50 anos de trajetória, fazendo um paralelo de como a atuação da Apasem foi de extrema importância para a evolução do setor de sementes no Brasil e no Paraná.  Para isso, muitas entrevistas com profissionais ligados ao setor foram produzidas, bem como realizadas pesquisas internas para dar a base do livro.

Em um segundo momento, o trabalho se deu na busca por relatos da essência da Apasem, sua atuação, seus desafios e conquistas ao longo de 50 anos. “Foi um trabalho minucioso, para o qual tivemos que resgatar muitos documentos de arquivos e conversar com muita gente para poder embasar a obra. Para isso tive a ajuda imprescindível de Eugênio   Bohatch que por 40 anos atuou na Apasem e é a memória viva da Instituição. A atual diretoria também não mediu esforços para que o trabalho pudesse ser desenvolvido, ainda mais em um ano pandêmico, onde as restrições eram gigantes”, diz o autor do Livro, Eloy Setti.

Setti afirma ainda que a obra deixa claro o porquê a Apasem tornou-se referência no setor de sementes para o Brasil.   “O livro é uma obra histórica, onde sobressai o espírito associativista em defesa da classe e da produção da melhor semente. Considero este trabalho uma importante fonte de pesquisa, pois recupera para o presente a determinação dos integrantes da associação na busca de soluções ao setor. O livro mostra que a  Apasem é uma instituição de vanguarda, exemplo de união a todo o setor sementeiro  brasileiro”.

A obra tem mais de 250 páginas, registra todas as diretorias que estiveram a frente da Apasem e conta ainda com declarações de personagens chaves que acompanharam e ou acompanham o desenvolvimento do setor de semente no Paraná.  

“Tive o privilégio de assumir  a Apasem em 2021, uma organização sólida e de prestígio. Os caminhos mais difíceis foram percorridos pelos dirigentes e associados que nos antecederam, dedicando tempo e recursos preciosos para a constituição e consolidação de uma organização exemplar da Associação. Me sinto orgulhoso em ver essa obra materializada e publicada”, frisa Menarim.

 

 

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você