A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Agosto Dourado: Pediatra esclarece as principais dúvidas sobre amamentação

Agosto Dourado: Pediatra esclarece as principais dúvidas sobre amamentação
Marília Bobato
ago. 19 - 3 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

Agosto Dourado: Pediatra esclarece as principais dúvidas sobre amamentação

O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como “Agosto Dourado”, visando incentivar o aleitamento materno. O melhor e mais completo alimento para qualquer bebê é o leite materno, sendo indicado o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos de idade ou mais junto a introdução alimentar.

De acordo com a médica pediatra do Eco Pediatria - Hospital Menino Deus, Fabiana de Cassia Bernieri, o leite materno vai muito além de nutrir, ele promove o vínculo, aconchego e proteção para o binômio mãe e bebê. As vantagens são inúmeras, pois auxilia no desenvolvimento imunológico, neurológico e metabólico das crianças.

Para as mães, os benefícios também são muitos. Entre eles, a pediatra destaca o bem-estar emocional, a melhor recuperação do parto, menos risco de câncer de mama e de ovário, diminuição do risco de osteoporose e de doenças cardiovasculares como infarto, além de auxiliar no processo de emagrecimento.

Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio para muitas mães. Aproveitando o “Agosto Dourado”, a pediatra Fabiana de Cassia Bernieri esclarece algumas dúvidas sobre amamentação.

Por que a amamentação é tão importante?

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.

O leite materno tem anticorpos passados pela mãe que são fundamentais para a saúde do bebê. Consumindo esse leite a criança tem menos chances de adoecer e de desenvolver alergias alimentares.

O ato de amamentar, de sugar, fortalece a musculatura da região orofacial facilitando o processo de mastigação muito importante no momento da introdução alimentar do bebê e auxilia também no desenvolvimento da fala.

Preciso oferecer outros líquidos para o bebê além do leite materno?

O leite materno tem tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Quando recebe só leite materno, não precisa consumir chá, sucos ou água.

Eco Pediatria - Hospital Menino Deus

Endereço: Rua Goiás, 70 - Água Verde, Curitiba/PR

Agendamento das consultas: app Conectadoc Cuidado Digital (disponível no Google Play e Apple Store), www.ecomedicalcenter.com.br ou (41) 99228-8593. 

Sobre o Eco Medical Center: Complexo com mais de 30 especialidades médicas, realização de exames e cirurgias de pequena e média complexidade, localizado em Curitiba (PR). Com um corpo clínico multidisciplinar e serviços interligados, o Eco tem como objetivo principal facilitar a jornada dos pacientes que podem fazer o cuidado preventivo da saúde em um só lugar, além de encontrar serviços e conveniências como laboratório de análises clínicas, ótica, banco, cafeteria, entre outras facilidades. Localizado ao lado do Hospital IPO, referência na capital paranaense, o Eco Medical Center atende os principais planos de saúde do país. Saiba mais: www.ecomedicalcenter.com.br

 

 

 


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você