[ editar artigo]

ADE Granfpolis realiza primeira reunião do ano

ADE Granfpolis realiza primeira reunião do ano

Com adesão de todos os municípios da região ao Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis foi realizada a primeira reunião do ano. Dirigentes municipais de Educação e equipes dos 22 municípios participaram do encontro virtual, que definiu os líderes do ADE e iniciou o processo de diagnóstico do território para definição dos projetos a serem implantados ao longo deste ano.

De acordo com a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, o Arranjo proporciona troca de experiências e compartilhamento de conhecimento. “Abrimos as ações de mais um ano, sendo essa a oportunidade dos secretários estarem unidos em Regime de Colaboração em um trabalho com consistência. O nosso compromisso é de estarmos juntos para fazer o melhor possível pela Educação do nosso território. Seguimos com foco na Educação de qualidade”, comenta .

Desde 2015, os municípios que compõem a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis atuam em forma de Arranjo, pensando em ações conjuntas para o desenvolvimento da Educação com equidade, ou seja, para que todos avancem juntos e com qualidade. Para isso, são elencadas metas prioritárias a serem trabalhadas no território, por meio do diagnóstico territorial.

“Com ajuda dos profissionais da Educação, faremos o diagnóstico do território a partir da sistematização dos dados e informações de cada um dos nossos municípios. Desta forma, traçamos metas para serem trabalhadas por todos, conjuntamente, por meio de formações, encontros e muito diálogo. Afinal, é papel do ADE a busca por soluções conjuntas para superar desafios comuns”, explica a consultora do Instituto Positivo e ADE Granfpolis, Gilmara da Silva.

Ao longo do ano também serão definidos os projetos que irão continuar, entre eles: Gestores Escolares em Movimento, voltado para formação dos diretores e coordenadores das escolas; Jornada de Professores, para docentes do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental; e Vamos fazer essa conta juntos?, sobre administração de recursos e soluções educacionais com foco na alfabetização e correção de fluxo.

No encontro, também foram definidos os líderes do ADE Granfpolis. São eles que estarão à frente de projetos e, quando necessário, representam os 22 secretários de Educação em reuniões, eventos, atendimento à imprensa, entre outros. Os secretários municipais de Educação de Águas Mornas, Mário Fernandes, e de São José, Lilian Sandin Boeing, foram reconduzidos como líderes e têm a companhia dos secretários dos municípios de Angelina, Rosi Meri da Silva, e de Governador Celso Ramos, Adilson Costa.

“É com muita alegria que continuo como líder do ADE. É um trabalho colaborativo que traz muitas oportunidades aos municípios, principalmente os menores que, sozinhos, não poderiam realizar importantes ações desenvolvidas conjuntamente entre os 22 municípios. Por exemplo, com dois diretores de escola e num trabalho conjunto é possível fazer a formação com qualidade para que façam a diferença na escola. No Gestores Escolares em Movimento, eles têm a oportunidade de ouvir o que cada município faz de positivo para usar as boas práticas em nossas redes. Vamos continuar discutindo a Educação na nossa região e crescendo juntos”, comenta Mário.

Para a secretária de Educação de Angelina, Rosi Meri, a união e colaboração são os grandes destaques do ADE. “Assumir uma pasta como a Educação é um grande desafio, mas quando temos acolhimento e podemos nos sentir parte do Arranjo vemos que não estamos sozinhos. Sei que posso contar com meu colega secretário de outro município, que muitas vezes está com a mesma dor que eu, pedir ajuda e também nos colocar à disposição do próximo. É importante se unir enquanto Arranjo, porque sozinho a gente sofre mais e avança menos. Enquanto gestor e equipe nos fortalecemos com o ADE”, destaca Rosi, que está em seu segundo mandato como secretária.

Sobre o ADE Granfpolis

Entre os anos de 2015 e 2020, 21 secretários de Educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta, a fim de alcançar as quatro metas territoriais definidas em comum acordo e que visam melhorar a qualidade do ensino no território. Este ano, Governador Celso Ramos também aderiu ao Arranjo. Além dele, fazem parte do ADE Granfpolis os municípios de: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

 

O que são os ADEs?

Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto - e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da Educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).

 

Dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos ADEs no Brasil, o Instituto Positivo (IP) é parceiro da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), em Santa Catarina, que em uma articulação pioneira, lançaram em 2015 o primeiro ADE do sul do país. "No início deste trabalho, eram pouquíssimos os municípios que estavam organizados em Arranjos e, para compreender na prática como o mecanismo funcionava, o IP decidiu apoiar e facilitar a implantação do ADE Granfpolis", explica Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo. 

 

Para quem quiser saber mais sobre esse mecanismo de colaboração que, atualmente, direciona 20 grupos e envolve cerca de 300 municípios brasileiros em benefício da Educação, o Instituto Positivo disponibiliza gratuitamente o guia “Arranjos de Desenvolvimento da Educação: caminhos para implantação e gestão”, um documento inédito a nível nacional que pode ser acessado gratuitamente no site do Instituto Positivo.



 

Regime de Colaboração

 

Os 22 municípios da Grande Florianópolis aderiram ao Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis. A primeira reunião do ano com os dirigentes municipais de Educação e equipes foi virtual e deu início ao processo de diagnóstico do território para definição dos projetos a serem implantados ao longo deste ano e definiu os líderes do ADE para os próximos dois anos. Foram eleitos os secretários municipais de Educação de Águas Mornas, Mário Fernandes, de Angelina, Rosi Meri da Silva, e de Governador Celso Ramos, Adilson Costa.O Arranjo proporciona troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos, sendo a oportunidade dos secretários estarem unidos em Regime de Colaboração em um esforço conjunto pela melhoria da Educação do território.

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você