A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Acampamento de luxo, Domo Geodésico, permite visão completa do céu com hospedagem inovadora em SP

Acampamento de luxo, Domo Geodésico, permite visão completa do céu com hospedagem inovadora em SP
Guia Amo Curitiba
abr. 19 - 6 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

Ver as estrelas em uma casa tecnológica e aconchegante. Projeto Domo Geodésico atrai turistas que desejam luxo e natureza

A fabricante de móveis Veromobili foi a empresa responsável por mobiliar o primeiro domo geodésico da Eco Glamping Brasil, espaço de hospedagem que valoriza o contato com a natureza, localizado no município de Santa Branca, em São Paulo, a 97 km da capital.

O isolamento social provocado pela pandemia despertou a vontade de muitas pessoas de estarem mais próximas da natureza, seja dentro ou fora dos centros urbanos. Nesse sentido, os glampings – junção de glamour e camping, ou seja, acampamentos de luxo – são as alternativas perfeitas.

Desta forma, os glampings são construídos em áreas um pouco mais afastadas das grandes metrópoles, com foco em regiões com muita vegetação natural. Além das acomodações, também oferecem algumas atividades, como meditação, passeios a cavalo, piqueniques, entre outras.

Para oferecer essa experiência ainda relativamente escassa no Brasil, o engenheiro francês Frédéric Pierre André Larre construiu um domo geodésico para receber hóspedes em Santa Branca, cidade que fica na divisa de Guararema e Jacareí, a 25 km de São José dos Campos.

A proposta é oferecer uma hospedagem em um domo geodésico rústico, que permite aos visitantes o contato direito com a natureza, mas sem abrir mão do conforto e estrutura de um hotel.

Domo geodésico

Também chamado de cúpula geodésica, o domo geodésico é uma estrutura arquitetônica formada por uma rede de polígonos, geralmente triângulos, que formam uma esfera – parcial ou completa.

Embora essa técnica esteja presente na sociedade há vários séculos, foi disseminada pelo arquiteto norte-americano Richard Buckminster “Bucky” Fuller (1895-1983), considerado o pai do domo geodésico.

Exemplos famosos pelo mundo são encontrados na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na Basílica Nacional de Aparecida, em São Paulo, e no prédio do Capitólio e Epcot Center, ambos nos Estados Unidos.

Os domos podem ser feitos com diversos materiais diferentes, como madeira, bambu e fibra de carbono. Sua disposição formada por triângulos em formato de arco ostenta leveza e resistência, já que todo o peso da construção é distribuído até a base.

Com o passar do tempo, novas técnicas de arquitetura e engenharia foram criadas. Por isso, o domo geodésico pode ser utilizado para diversas finalidades, como pequenas aplicações – criação de estufas, por exemplo – ou obras mais ambiciosas – como locais para shows e espetáculos artísticos.

Os domos se destacam entre os profissionais de arquitetura por causa de algumas características bastante vantajosas:

  • Sustentabilidade
  • Leveza
  • Durabilidade
  • Rápida construção
  • Resistência

Nos últimos anos, a estrutura passou a chamar ainda mais atenção. Atualmente, é usada para a construção de moradias, mas também foi adotada pelo setor de hospedagem e turismo para a elaboração de acampamentos de luxo, os glampings.

Eco Glamping Brasil e Veromobili

O domo geodésico da Eco Glamping Brasil é feito 100% com madeira naval. Com espaço de 38 m², acomodando até três pessoas de maneira confortável, a hospedagem é reservada através da plataforma Airbnb.

A parceria com a Veromobili, portanto, deu origem a uma experiência única, que mistura o amor pela natureza, o conforto de uma hospedagem de qualidade, e o design inovador de móveis modernos.

Frédéric Pierre André Larre, a mente por trás do Eco Glamping Brasil, conta que escolheu a Veromobili entre 2020 e 2021. Sua grande preocupação era encontrar móveis de qualidade que pudessem compor seu projeto, mas que ao mesmo tempo tivesse preços justos e designs bonitos, que combinasse com suas ideias.

Em uma visita à loja showroom da Veromobili da R. Oscar Freire, em São Paulo, finalmente encontrou o que procurava. “Fiquei encantado com a proposta. Com o formato dos móveis, com a praticidade de montagem e as cores clean”, conta Frédéric.

Depois de um ano em que o projeto estava completamente instalado e funcionando para hospedagem, mais de 150 casais já haviam passado pelo domo geodésico, desfrutando de uma experiência única e exclusiva, sempre aliada aos móveis da Veromobili. Com isso, foram mais de 300 pessoas beneficiadas por essa grande parceria.

Frédéric diz que a colaboração funcionou tão bem porque os móveis da Veromobili combinam perfeitamente com a estética rústica e sofisticada do domo geodésico da Eco Glamping Brasil.

Um segundo domo já está sendo construído em Santa Branca, com mais um a caminho em breve. A expansão do glamping para outras regiões do Brasil também está em fase de planejamento.

E assim como no primeiro, a Veromobili também estará presente para mobiliar as próximas unidades.

Veromobili

Há mais de 20 anos no mercado, a Veromobili nasceu do desejo de produzir móveis com design para espaços que tenham a cara de seus donos. Sempre respeitando o meio ambiente, os móveis são 100% brasileiros e desenhados por profissionais de extremo talento.

Quando criança, Leandro Marcato gostava de fazer peões e carrinhos de rolimã de madeira na empresa dirigida pela família há gerações. Duas décadas depois, a brincadeira se tornou a fundação de sua própria marca de móveis.

O time da Vero, apelido carinhoso da Veromobili, é composto por jovens designers de todos os cantos do Brasil. Por causa disso, os móveis são modernos, práticos, criativos e cheios de paixão.

A Vero também acredita em preços justos e montagem descomplicada – tudo para facilitar a vida dos compradores.

Hoje, a Veromobili tem duas lojas físicas no estado de São Paulo:

 

Rua João Cachoeira, 1314 – Itaim Bibi

Segunda a sexta – 11h às 19h

Sábado – 11h às 16h

 

Rua Ondina, 231 – Redentora, São José do Rio Preto

Segunda a sexta – 08h às 18h

Sábado – 10h às 13h


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você