[ editar artigo]

A importância do planejamento pessoal

A importância do planejamento pessoal

(*) Sandra Morais Ribeiro dos Santos

Estamos nos aproximando do final de mais um ano e começam a tomar nosso pensamento novas esperanças e sonhos. Você tem sonhos a conquistar? Ótimo! Então nada mais inteligente, neste momento, do que desenvolver um planejamento pessoal. Afinal, planejar é saber onde se quer chegar. Consiste em estabelecer metas e objetivos que irão ajudá-lo a alcançar coisas inimagináveis e a mudar até mesmo sua história de vida.

Tudo começa com o planejamento, passo a passo, como cita um ditado popular: “quem não sabe onde quer chegar, não chega a lugar algum”. Esse conselho, na verdade, vale para todas as coisas que queremos fazer: seja a compra de um bem material de maior valor, ou escrever um livro, ou fazer um curso, ou até mesmo realizar um casamento. Mas, para um bom planejamento pessoal, é importante observar alguns detalhes que realmente ajudam a tirar o plano do papel.

A primeira dica é estabelecer objetivos e metas alcançáveis. Quem explicou isso de forma bem simples foi Vincent van Gogh quando disse que “grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas”. Então divida seu objetivo em projetos e tarefas menores para evitar a perda de tempo e empregar esforços em atividades desnecessárias. Isso também ajudará a manter o foco no que é essencial. Outra ideia é colocar as metas em um local que veja sempre e ir marcando os alvos conquistados. Importante: não desista quando não conseguir realizar a tarefa no tempo proposto. Remaneje datas e insista até que o alvo seja alcançado.

Construir um plano exige rever concepções e valores pessoais. Não tem jeito, temos muitos pensamentos e filosofias negativas oriundos de nossa cultura, família e amigos, e eles acabam nos sabotando. Então é importante prestar atenção ao que pensa de si mesmo. Comece a pensar positivamente a respeito de si próprio, rompa com velhos paradigmas. Isso implica em rever sua história de vida, seu passado e presente, e pensar: o que desejo para meu futuro? Qual será o meu legado de vida? O que desejo ter ou ser daqui a dez ou vinte anos? Quais meus motivos pessoais para conquistar estes objetivos?

Estabelecer motivos irá animá-lo a continuar, mesmo nos momentos mais difíceis ou desafiadores. Tenha essa resposta muito clara em sua mente, a razão pela qual você quer atingir tal objetivo. E outro movimento importante é ter bons mentores. Pessoas que te motivem, que acreditem no seu potencial e te defendam até de si mesmo quando se sentir desmotivado. Rodeie-se de pessoas positivas, proativas e que te inspirem continuar a evoluir. Além disso, é importante saber filtrar as críticas negativas, não absorvê-las de forma indiscriminada. A maior parte das pessoas não conhecem você de fato, não sabem toda a sua história, seus desafios pessoais e sonhos.

Enfim, planejar é também mudar a forma de pensar. Muito do que somos é resultado de nossos pensamentos, os quais influenciam nossas atitudes. Então saia da procrastinação. É verdadeira mesmo aquela máxima de não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Contudo, não seja duro demais consigo se vier a falhar. Retome, pois perseverar é a chave para conquistar o que deseja.

Depois de feitos os planos, lá quando estiver com a mão na massa fazendo acontecer, então será a hora de aplicar a dica de ouro: reveja de tempos em tempos seus planos, observe seu avanço, faça readequações do que for necessário. A melhor forma de criar o futuro é criá-lo dia após dia. Uma das chaves para uma vida feliz e realizada é justamente alcançarmos nossos objetivos na vida. Para ter mais chances de que isso ocorra você precisa saber quem é, o que quer e o caminho por onde ir, e fazer um planejamento pessoal te ajudará nessas descobertas. Você é o principal responsável pela mudança que deseja, bem como as escolhas que faz hoje determinarão a direção que sua vida tomará.

(*) Sandra Morais Ribeiro dos Santos, mestre e doutoranda em Teologia, é professora do curso de Bacharelado em Teologia da Área de Humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER

Ler conteúdo completo
Indicados para você