[ editar artigo]

A canção do professor na musicalidade da vida

A canção do professor na musicalidade da vida

Antonio Artequilino*

Quem não se recorda com carinho de um professor ou professora que marcou de forma significativa o seu viver? Sentimos saudades dos mestres que contribuíram enormemente com a nossa formação e nos sentimos felizes por conviver com os professores maravilhosos que tanto nos ensinam atualmente. 

Assim como ouvimos com grande satisfação uma música aprazível, apreciamos a ternura que resplandece na voz dos nossos professores. Trata-se de uma melodia que nos chega através do coração e nos convida a lembrar de quem tanto nos ajudou com o brilho radiante da luz do conhecimento. Tal qual compositores, os professores idealizam grandes partituras que associam símbolos e sons na árdua elaboração das atividades escolares. Contudo, solicitam dos alunos apenas um pouco de esforço e atenção. 

A trajetória escolar se confunde com um musical repleto de emoções. As turmas de alunos em suas respectivas salas de aula são verdadeiras orquestras que seguem as orientações magníficas dos maestros que, por sua vez, conquistam a sonoridade inigualável das batidas dos corações de seus alunos no aprendizado da própria vida. 

Portanto, a canção do professor é uma conquista cotidiana que se dá com a manifestação do que há de melhor em cada um de nós: a crença de que é necessário transformar. No sarau da existência humana, música e saber formam combinações de ritmos diferentes e harmoniosos. Educar ao som da esperança se constitui numa forma de arte capaz de manifestar os melhores sentimentos por meio dos mais variados sons. 

Enfim, educação é uma combinação de bom gosto, de compartilhamento e de grandes descobertas. No ato de ensinar e de aprender é possível despertar a vontade de unir musicalidade e conhecimento na valorização do que há de melhor na nossa cultura. 

Por tudo isso e muito mais, queremos continuar ouvindo a maravilhosa canção do professor na musicalidade da vida. Parabéns, parabéns, parabéns queridos professores!
 

*Antonio Artequilino é consultor pedagógico da Conquista Solução Educacional, historiador, mestre em educação, doutor em linguística aplicada e estudos da linguagem.

Amo Curitiba
Ler conteúdo completo
Indicados para você