[ editar artigo]

5 lugares inusitados para realizar seu casamento

5 lugares inusitados para realizar seu casamento

Seja na praia ou em teatros, especialistas em eventos comentam tudo que é essencial para fazer a sua festa ser inesquecível

Se, há poucos anos, as cerimônias de casamento eram realizadas somente em igrejas, é bem diferente nos dias de hoje. Lugares alternativos – como castelos e até mesmo praias – agora são tendência para atender a todos os estilos de casal. Assim, novos espaços passam a ser ótimas opções para o grande dia.

“Um fator que faz toda a diferença na hora de escolher um lugar é a estrutura que o espaço oferece”, diz Ademar Pereira, proprietário do Torres Eventos, que há 10 anos realiza confraternizações em suas duas sedes e, também, consultoria e equipe para locais pré-determinados. “A questão logística é importante, mas seguir os seus sonhos também. Tudo, é claro, precisa contar com boa organização e planejamento prévio”.

Seja qual for sua vontade, separamos 5 lugares inusitados para a realização de casamentos.

Praias

O pôr do sol, a vista e a brisa do mar são alguns privilégios que só são possíveis em cerimônias realizadas na praia e, no Brasil, há diversas opções para quem deseja casar com os pés na areia.

A leveza da festa vai desde a decoração ao cardápio. Para o menu, tanto os pratos como as bebidas devem ser refrescantes e fáceis de comer, combinando, também, com o ambiente. Serviços de catering, por exemplo, deixam os processos mais rápidos e fáceis, além de permitir uma maior flexibilidade e personalização de acordo com cada necessidade.

“O formato que engloba o ‘food station’ permite cinco ilhas de gastronomia com atrativos culinários – inspirados em receitas de várias partes do mundo e atualizado com as tendências do setor. Esse é um modelo ideal para quem procura unir sofisticação com praticidade,” explica o chef Júnior Pereira. “É uma ideia que adotamos para os nossos eventos e tem sido muito requisitada. Definitivamente, uma tendência para os próximos anos”.

Chácaras

Sobretudo para épocas com pouca chuva e muito sol, casamentos em chácaras e sítios vêm chamando cada vez mais a atenção de noivos e noivas. O contato com a natureza e os elementos inerentes do espaço criam um ambiente intimista para a cerimônia e fogem dos tradicionais modelos de festa.

“Você pode começar sua festa à tarde, com a luz do sol, e produzir uma iluminação especial para a noite, fazendo com que o ambiente fique completamente diferente. As possibilidades são várias, e todas criam um cenário único para cada ocasião.” ressalta Ademar Pereira.

O empresário ainda destaca que é importante estar atento a cada detalhe, uma vez que resolver imprevistos se torna uma tarefa mais difícil. “Existem coisas que fogem do nosso controle, como, por exemplo, o clima. Dessa forma, deve-se sempre ter um ‘plano B’ programado caso essas mudanças ocorram. Tudo, é claro, mantendo a qualidade de serviço, estrutura e de decoração, garantindo que sejam tão bons quanto a ideia original”, diz.

Castelos e Palácios

Para quem deseja ter seu dia de princesa, nada melhor do que celebrar o casamento em um castelo. Ainda que sem o clima europeu, os lugares costumam manter o ambiente medieval, com construções luxuosas e imponentes, além de um amplo espaço para o jardim.

Assim, é importante estar atento para que a decoração e iluminação combinem com o ambiente. “É preciso compreender o espaço para então pensar na decoração adequada”, explica Pereira. “Entre a combinação das cores, a iluminação e os demais elementos, a decoração deve demonstrar a essência do casal e, ao mesmo tempo, estar em harmonia com o local escolhido. Decorações com rendas, porcelanas, aliadas a uma boa iluminação, por exemplo, são uma ótima opção para casamentos elegantes e clássicos”, afirma o empresário.

Vinícolas

Já imaginou casar em uma vinícola? Ainda que não seja tão comum no Brasil – há muitas na região sul do Brasil, como Paraná e Rio Grande do Sul – o lugar possibilita casamentos nos mais diversos estilos. Com uma estrutura aconchegante, um cenário encantador, além de muito vinho e champagne, o ambiente traz ainda um toque europeu para a cerimônia.

Ainda assim, o chef Júnior Pereira destaca a importância de se pensar em cada detalhe da definição da estrutura. “Para ambiente externos, precisamos sempre pensar na possibilidade de chuva, de estar frio ou calor, a luz natural do dia, se será necessária a colocação de tendas ou não. A partir disso podemos elaborar as demais etapas”, completa.

Teatros

Com palco, corredores e cadeiras para a plateia, os teatros possuem um ambiente para fazer do casamento um verdadeiro espetáculo. Além da estrutura clássica, ainda apresentam outros diferenciais como conforto, limpeza, iluminação, climatização e um cenário para boas fotos.

“Sabemos que os eventos em geral – sobretudo festas de casamento – representam um sonho, sendo o momento mais importante da vida desse casal”, ressalta Pereira. “Nós não medimos esforços para realizar o sonho de nossos clientes e, por isso, disponibilizamos toda nossa estrutura para festas de casamento. Também organizamos o espaço de forma personalizada para cada noiva ou noivo: temos capacidade de comportar mais de 700 pessoas e um amplo salão de festas anexo com teatro, agregando no espaço final”. 

Ler conteúdo completo
Indicados para você